O uso da ficção científica como problematizadora para o ensino por investigação foi o principal
foco da proposta de intervenção escolar realizada pelo PIBID Interdisciplinar (UFRN/CAPES), na Escola Estadual Prof. Antônio Fagundes (Natal/RN), com os alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Este trabalho tem como finalidade descrever a intervenção realizada pelo PIBID – Interdisciplinar nos conceitos ligados a recursos hídricos e atmosfera em um formato de interação, exploração e experimentação do mundo natural, por meio de perguntas e atividades orientadas, em que os alunos eram os cientistas de uma organização planetária ficcional. A criação de uma o organização que possuía a responsabilidade de cuidar do planeta trouxe para o trabalho 0o comprometimento dos alunos participantes da Organização de Defesa e Logística Planetária (O.D.L.P.) e junto a ele maior interação com a comunidade escolar. O foco desta parte da intervenção foi propor uma sequência investigativa e reflexiva, com o objetivo de propiciar um processo de aprendizagem mais participativo por parte dos alunos envolvidos, despertando a curiosidade e envolvendo-os na própria aprendizagem. Nesse sentido, as atividades foram construídas para buscar a consciência crítica do meio ambiente e a aprendizagem dos conteúdos ligados à conservação da vida nos ecossistemas. A realização deste modelo de intervenção demonstrou e reforçou a necessidade de inserir a cultura científica no ambiente escolar através de atividades de caráter investigativo e lúdico, estimulando o conhecimento e a criatividade dos alunos, e apresentou-se para os alunos de iniciação à docência como um passo motivador para o planejamento de trabalhos que possibilitam a vivência da ciência por investigação