A DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19742 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1181 "inscrito_id" => 4023 "titulo" => "A DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A dificuldade da leitura e na escrita é um termo que desperta a atenção para a existência da criança que frequenta escola e que apresenta vários tipos de dificuldade embora não apresenta nenhum tipo de defeitos físicos, sensorial, intelectual e emocional. Essas crianças por muito tempo vêm sendo ignorados e mal diagnosticados, nos últimos tempos manifesta o índice de dificuldade na escola, ocorrendo além da dificuldade e outros problemas relacionado à multidisciplinaridade que os discentes enfrentam no processo escolar. O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa na escola e levantamento bibliográfico, tem como objetivo, refletir sobre as dificuldades na leitura e na escrita apresentadas pelos alunos da escola Municipal São Marcos de Jacobina do Piauí, no processo de letramento, com esta dificuldade da aprendizagem e a necessidade do uso metodológico para a superação destes problemas,Buscar soluções para os problemas que causam dificuldades de aprendizagem, através de metas que possa ajudar no desenvolvimento de habilidades intelectual dos alunos, analisa o papel do educador no enfrentamento das dificuldades dos alunos no processo de construção infantil, identifica como a leitura e as escrita estar presente no cotidiano e entender por que os alunos tem dificuldade de ler e escrever.Os resultados mostram que a avaliação psicológica desses alunos é um ponto de partida que possibilitará a identificação das causas que norteiam a problemática em toda sua extensão. Há uma busca por conceitos no qual o resultado seja da determinação clara de objetivos definidores, dos conceitos de habilidades e atitudes que caracterizam a pessoa alfabetizada, numa perspectiva (psicológica, linguística, e, também, sobretudo, na área social e política) que seja obtida como um resultado da opção pelos paradigmas conceituais (psicológicos, linguísticos e pedagógicos), que trouxeram uma nova concepção dos processos de aprendizagem da língua escrita pela criança. Carece compreender o sujeito como agente que é capaz de construir o seu próprio conhecimento, não sendo passivo diante dos estímulos externos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCRITA, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID4023_13082016224417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MARÇAL FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA MARÇAL" "autor_email" => "lucianamarcal2004@yahoo.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19742 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1181 "inscrito_id" => 4023 "titulo" => "A DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A dificuldade da leitura e na escrita é um termo que desperta a atenção para a existência da criança que frequenta escola e que apresenta vários tipos de dificuldade embora não apresenta nenhum tipo de defeitos físicos, sensorial, intelectual e emocional. Essas crianças por muito tempo vêm sendo ignorados e mal diagnosticados, nos últimos tempos manifesta o índice de dificuldade na escola, ocorrendo além da dificuldade e outros problemas relacionado à multidisciplinaridade que os discentes enfrentam no processo escolar. O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa na escola e levantamento bibliográfico, tem como objetivo, refletir sobre as dificuldades na leitura e na escrita apresentadas pelos alunos da escola Municipal São Marcos de Jacobina do Piauí, no processo de letramento, com esta dificuldade da aprendizagem e a necessidade do uso metodológico para a superação destes problemas,Buscar soluções para os problemas que causam dificuldades de aprendizagem, através de metas que possa ajudar no desenvolvimento de habilidades intelectual dos alunos, analisa o papel do educador no enfrentamento das dificuldades dos alunos no processo de construção infantil, identifica como a leitura e as escrita estar presente no cotidiano e entender por que os alunos tem dificuldade de ler e escrever.Os resultados mostram que a avaliação psicológica desses alunos é um ponto de partida que possibilitará a identificação das causas que norteiam a problemática em toda sua extensão. Há uma busca por conceitos no qual o resultado seja da determinação clara de objetivos definidores, dos conceitos de habilidades e atitudes que caracterizam a pessoa alfabetizada, numa perspectiva (psicológica, linguística, e, também, sobretudo, na área social e política) que seja obtida como um resultado da opção pelos paradigmas conceituais (psicológicos, linguísticos e pedagógicos), que trouxeram uma nova concepção dos processos de aprendizagem da língua escrita pela criança. Carece compreender o sujeito como agente que é capaz de construir o seu próprio conhecimento, não sendo passivo diante dos estímulos externos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCRITA, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID4023_13082016224417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MARÇAL FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA MARÇAL" "autor_email" => "lucianamarcal2004@yahoo.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }