O presente artigo possui o objetivo de evidenciar que a aprendizagem de conceitos da Matemática pode ser constituída com a utilização de materiais lúdicos, vindo a facilitar o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas no currículo do Ensino Básico da referida disciplina. O presente relato mostra a experiência vivenciada pelos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará – IFCE, Campus Crateús, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, descrevendo o desenvolvimento de um experimento em sala de aula com os discentes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Crateús-CE, consistindo na aplicação de um jogo, denominado “Trilha da Revisão”, que serviu para subsidiar os licenciandos na articulação do ensino de razão, proporção e semelhança de polígonos com o grupo de alunos participantes da atividade proposta. Foi também realizado entrevista semiestruturada, com os estudantes que participaram dessa ação, visando identificar a percepção dos mesmos sobre a utilização de materiais lúdicos em sala de aula e as possibilidades que eles podem trazer relativos à aquisição de novos conhecimentos. Identificou-se que os alunos participantes da atividade, sentiram-se estimulados a competir na trilha do conhecimento e mostraram-se mais animados durante o horário proposto para a realização da atividade, além de perceber uma maior assimilação do conteúdo.