Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: A LÍNGUA INGLESA EM DIÁLOGO

Palavra-chaves: LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS, INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ANÁLISE DAS NECESSIDADES, MERCADO DE TRABALHO Comunicação Oral (CO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21251
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1034
    "inscrito_id" => 1472
    "titulo" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: A LÍNGUA INGLESA EM DIÁLOGO"
    "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa PIBICT JR motivada principalmente pela inadequação das ementas em uso até então nas aulas de inglês para fins específicos nos cursos técnicos do IFRJ, a fim de atender as novas demandas que surgiram pós alteração da grade curricular institucional. O primeiro passo foi uma nova análise das necessidades que culminou com a renovação das ementas. Para que a prática não fique defasada da teoria, é imperioso que toda a estrutura seja examinada e reelaborada, no caso específico aqui, especialmente após a realocação da disciplina em períodos diferentes dos da grade curricular anterior, levando em consideração a conjuntura sócio-histórico-cultural em que a sala de aula está inserida. Além disso, houve o cuidado em contemplar o ensino de habilidades outras, como: compreensão e produção oral e escrita que, na contemporaneidade, se apresentam como fundamental nas aulas de inglês nos cursos do IFRJ. Assim, atende-se as exigências do mercado de trabalho, que espera dos nossos alunos o de melhor quanto ao uso da língua inglesa nas funções que exercerão pós término do curso. Para tal, realizamos: entrevistas gravadas em áudio, fizemos a revisão bibliográfica e o diário de pesquisa, bem como encontros de discussões. Foi essencial a colaboração de todos os atores sociais envolvidos: professores de inglês, professores das disciplinas técnicas e alunos. Desse modo, o resultados são ementas coconstruídas, dando voz e vez aos participantes dessa prática social, cuja conclusão nos remete a fazer as aulas de inglês do IFRJ mais relevantes e eficientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS, INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ANÁLISE DAS NECESSIDADES, MERCADO DE TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID1472_12082016225048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA SOUZA"
    "autor_email" => "wscarla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21251
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1034
    "inscrito_id" => 1472
    "titulo" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: A LÍNGUA INGLESA EM DIÁLOGO"
    "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa PIBICT JR motivada principalmente pela inadequação das ementas em uso até então nas aulas de inglês para fins específicos nos cursos técnicos do IFRJ, a fim de atender as novas demandas que surgiram pós alteração da grade curricular institucional. O primeiro passo foi uma nova análise das necessidades que culminou com a renovação das ementas. Para que a prática não fique defasada da teoria, é imperioso que toda a estrutura seja examinada e reelaborada, no caso específico aqui, especialmente após a realocação da disciplina em períodos diferentes dos da grade curricular anterior, levando em consideração a conjuntura sócio-histórico-cultural em que a sala de aula está inserida. Além disso, houve o cuidado em contemplar o ensino de habilidades outras, como: compreensão e produção oral e escrita que, na contemporaneidade, se apresentam como fundamental nas aulas de inglês nos cursos do IFRJ. Assim, atende-se as exigências do mercado de trabalho, que espera dos nossos alunos o de melhor quanto ao uso da língua inglesa nas funções que exercerão pós término do curso. Para tal, realizamos: entrevistas gravadas em áudio, fizemos a revisão bibliográfica e o diário de pesquisa, bem como encontros de discussões. Foi essencial a colaboração de todos os atores sociais envolvidos: professores de inglês, professores das disciplinas técnicas e alunos. Desse modo, o resultados são ementas coconstruídas, dando voz e vez aos participantes dessa prática social, cuja conclusão nos remete a fazer as aulas de inglês do IFRJ mais relevantes e eficientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS, INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, ANÁLISE DAS NECESSIDADES, MERCADO DE TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID1472_12082016225048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA SOUZA"
    "autor_email" => "wscarla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa PIBICT JR motivada principalmente pela inadequação das ementas em uso até então nas aulas de inglês para fins específicos nos cursos técnicos do IFRJ, a fim de atender as novas demandas que surgiram pós alteração da grade curricular institucional. O primeiro passo foi uma nova análise das necessidades que culminou com a renovação das ementas. Para que a prática não fique defasada da teoria, é imperioso que toda a estrutura seja examinada e reelaborada, no caso específico aqui, especialmente após a realocação da disciplina em períodos diferentes dos da grade curricular anterior, levando em consideração a conjuntura sócio-histórico-cultural em que a sala de aula está inserida. Além disso, houve o cuidado em contemplar o ensino de habilidades outras, como: compreensão e produção oral e escrita que, na contemporaneidade, se apresentam como fundamental nas aulas de inglês nos cursos do IFRJ. Assim, atende-se as exigências do mercado de trabalho, que espera dos nossos alunos o de melhor quanto ao uso da língua inglesa nas funções que exercerão pós término do curso. Para tal, realizamos: entrevistas gravadas em áudio, fizemos a revisão bibliográfica e o diário de pesquisa, bem como encontros de discussões. Foi essencial a colaboração de todos os atores sociais envolvidos: professores de inglês, professores das disciplinas técnicas e alunos. Desse modo, o resultados são ementas coconstruídas, dando voz e vez aos participantes dessa prática social, cuja conclusão nos remete a fazer as aulas de inglês do IFRJ mais relevantes e eficientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.