SOUZA, Carla Cristina De et al.. Inglês para fins específicos: a língua inglesa em diálogo. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21251>. Acesso em: 05/11/2024 07:05
Este artigo é fruto de uma pesquisa PIBICT JR motivada principalmente pela inadequação das ementas em uso até então nas aulas de inglês para fins específicos nos cursos técnicos do IFRJ, a fim de atender as novas demandas que surgiram pós alteração da grade curricular institucional. O primeiro passo foi uma nova análise das necessidades que culminou com a renovação das ementas. Para que a prática não fique defasada da teoria, é imperioso que toda a estrutura seja examinada e reelaborada, no caso específico aqui, especialmente após a realocação da disciplina em períodos diferentes dos da grade curricular anterior, levando em consideração a conjuntura sócio-histórico-cultural em que a sala de aula está inserida. Além disso, houve o cuidado em contemplar o ensino de habilidades outras, como: compreensão e produção oral e escrita que, na contemporaneidade, se apresentam como fundamental nas aulas de inglês nos cursos do IFRJ. Assim, atende-se as exigências do mercado de trabalho, que espera dos nossos alunos o de melhor quanto ao uso da língua inglesa nas funções que exercerão pós término do curso. Para tal, realizamos: entrevistas gravadas em áudio, fizemos a revisão bibliográfica e o diário de pesquisa, bem como encontros de discussões. Foi essencial a colaboração de todos os atores sociais envolvidos: professores de inglês, professores das disciplinas técnicas e alunos. Desse modo, o resultados são ementas coconstruídas, dando voz e vez aos participantes dessa prática social, cuja conclusão nos remete a fazer as aulas de inglês do IFRJ mais relevantes e eficientes.