Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTICULTURALISMO PÓS-COLONIAL, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DE ANA IVENICKI

Palavra-chaves: PERSPECTIVA MULTICULTURAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIVERSIDADE CULTURAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo aborda o multiculturalismo, sob o prisma do multiculturalismo pós-colonial, baseado em contribuições de Ana Ivenicki, surge de um texto apresentado a uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT e de discussões sobre o tema realizadas pelo Grupo de Pesquisas em Políticas e Formação Docente. Vivemos hoje um período de conflitos e de reivindicações de reconhecimento das mais diversas identidades: social, cultural, de gênero, racial, entre outras, a perspectiva multicultural favorece o diálogo entre diversos saberes e conhecimentos. Considerando tal perspectiva compreendo que a visão multicultural tende a auxiliar para além do currículo e da formação de professores, uma vez que busca fomentar a sensibilidade para formar profissionais e trabalhar a diversidade cultural para o desenvolvimento saudável das organizações, bem como de suas identidades institucionais, a caminho de uma educação crítica, de qualidade e capaz de promover nas gerações futuras valores agregados à cidadania bem como capazes de valorizar a diversidade cultural.

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