Este trabalho caracteriza-se como relato de uma experiência desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu: o Núcleo de Apoio Educacional (NAE). Este núcleo é composto por Psicólogas, Pedagogas e Assistentes Sociais e tem como objetivo a atuação de forma multiprofissional no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, visando a formação e o desenvolvimento integral do estudante. Entre outros pontos, o NAE pretende intervir em aspectos relacionados ao processo de ensino aprendizagem, investigar as causas das dificuldades de aprendizagem e infrequência dos estudantes, realizar intervenções multidisciplinares que diminuam o impacto da retenção e do abandono escolar e desenvolver projetos que visem a melhoria no processo de aprendizagem e de autoconhecimento, integrando a comunidade acadêmica. O núcleo possui caráter permanente e suas ações podem ser desenvolvidas pontualmente ou por meio da realização de projetos contínuos. Percebe-se que a criação do NAE ampliou a interação entre os profissionais através do trabalho compartilhado, melhorou a comunicação entre equipe e corpo docente, bem como tem influenciado positivamente nos aspectos relativos à participação estudantes, frequência e desempenho acadêmico.