A educação Infantil nos dias de hoje, procura estratégias que sejam capazes de garantir que o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade se concretizem. Artigo.29 Da Lei nº 12.796, de 2013, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.Diante disto, faz-se necessário que os educadores busquem estratégias para atingir esses objetivos uma das mais usadas é a ação lúdica, ou seja, o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria seu próprio conhecimento. Com as atividades lúdicas, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, aprenda a seguir regras, aprender a trabalhar em equipe, expressar suas emoções e aflições, além do que se a aprendizagem é recebida e realizada de uma forma prazerosa, a criança vai se sentir com disposição e alegria para aprender. Este artigo propõe investigar como a ludicidade contribui para o desenvolvimento intelectual, físico e social da criança de o a 5 anos,além de identificar se são utilizadas e quais são os objetivos pedagógicos utilizados no uso das atividades lúdicas, e quais os conhecimentos que virão a ser adquiridos pelas crianças. Esta pesquisa baseou-se a partir de um estudo de campo realizado em uma Escola Municipal , localizada em São João-PE, na qual foram observadas três turmas do infantil I,II,III.Durante três dias totalizando 12 horas de observação, os sujeitos participantes da pesquisa foram 3 professoras e seus alunos.