Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA COM UM JOGO EDUCATIVO EM MODELO DOMINÓ

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM ATIVA, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21403
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA COM UM JOGO EDUCATIVO EM MODELO DOMINÓ"
    "resumo" => "O ensino superior apresenta desafios cotidianos que exige dos professores e alunos uma postura de colaboração na prática educacional. Os materiais didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, além de educadores e discentes abertos à curiosidade, ao aprendizado ativo e a troca de experiências. No ensino de graduação a prática da docência permite  questionamentos a respeito das metodologias a serem utilizadas para otimizar o processo ensino-aprendizagem. A prática diária evidencia a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e consequentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos. Os métodos de aprendizagem ativa surgem da pedagogia crítica e a inserção destas metodologias em cursos de graduação traz uma proposta pedagógica que direciona os docentes e discentes à construção do próprio conhecimento para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Portanto é importante a utilização de ferramentas estratégicas, como aulas práticas e jogos educativos que tornem o ensino mais interessante e mais próximo deles, impedindo a difusão de conceitos equivocados.  Este estudo objetiva descrever a elaboração e a utilização de um jogo em modelo dominó abordando radiologia pulmonar a discentes de Fisioterapia inseridos na disciplina de Estágio Hospitalar. Trata-se de estudo exploratório e transversal com abordagem quantitativa/qualitativa, desenvolvido em instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza Ceará nordeste do Brasil. Inicialmente deu-se a criação do jogo de dominó: Dominando Pulmão. Posteriormente, este foi aplicado e finalizado com a investigação das impressões dos discentes a partir de um instrumento de avaliação de jogos educativos. Os dados qualitativos captados pelo instrumento foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos apresentados através de tabelas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) n. 520782. Nos resultados, 100% da amostra referiu que o jogo facilitou a aprendizagem e 88,9% relatou que a experiência foi significativa para incentivo ao ensino/aprendizagem da temática abordada. Nas análises das perguntas abertas abordou-se os pontos positivos e negativos do uso do jogo educativo, enfatiza-se que o ponto negativo apontado foi relacionado a estrutura do jogo. Através deste estudo pôde-se identificar características mais positivas do que negativas sobre a construção e a utilização do jogo Dominando Pulmão para o ensino superior em Fisioterapia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ATIVA, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID73_22062016111721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAIRTES MARTINS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANAIRTES"
    "autor_email" => "amelo@fanor.edu.br"
    "autor_ies" => "FANOR DEVRY BRASIL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21403
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA COM UM JOGO EDUCATIVO EM MODELO DOMINÓ"
    "resumo" => "O ensino superior apresenta desafios cotidianos que exige dos professores e alunos uma postura de colaboração na prática educacional. Os materiais didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, além de educadores e discentes abertos à curiosidade, ao aprendizado ativo e a troca de experiências. No ensino de graduação a prática da docência permite  questionamentos a respeito das metodologias a serem utilizadas para otimizar o processo ensino-aprendizagem. A prática diária evidencia a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e consequentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos. Os métodos de aprendizagem ativa surgem da pedagogia crítica e a inserção destas metodologias em cursos de graduação traz uma proposta pedagógica que direciona os docentes e discentes à construção do próprio conhecimento para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Portanto é importante a utilização de ferramentas estratégicas, como aulas práticas e jogos educativos que tornem o ensino mais interessante e mais próximo deles, impedindo a difusão de conceitos equivocados.  Este estudo objetiva descrever a elaboração e a utilização de um jogo em modelo dominó abordando radiologia pulmonar a discentes de Fisioterapia inseridos na disciplina de Estágio Hospitalar. Trata-se de estudo exploratório e transversal com abordagem quantitativa/qualitativa, desenvolvido em instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza Ceará nordeste do Brasil. Inicialmente deu-se a criação do jogo de dominó: Dominando Pulmão. Posteriormente, este foi aplicado e finalizado com a investigação das impressões dos discentes a partir de um instrumento de avaliação de jogos educativos. Os dados qualitativos captados pelo instrumento foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos apresentados através de tabelas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) n. 520782. Nos resultados, 100% da amostra referiu que o jogo facilitou a aprendizagem e 88,9% relatou que a experiência foi significativa para incentivo ao ensino/aprendizagem da temática abordada. Nas análises das perguntas abertas abordou-se os pontos positivos e negativos do uso do jogo educativo, enfatiza-se que o ponto negativo apontado foi relacionado a estrutura do jogo. Através deste estudo pôde-se identificar características mais positivas do que negativas sobre a construção e a utilização do jogo Dominando Pulmão para o ensino superior em Fisioterapia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ATIVA, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID73_22062016111721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAIRTES MARTINS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANAIRTES"
    "autor_email" => "amelo@fanor.edu.br"
    "autor_ies" => "FANOR DEVRY BRASIL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino superior apresenta desafios cotidianos que exige dos professores e alunos uma postura de colaboração na prática educacional. Os materiais didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, além de educadores e discentes abertos à curiosidade, ao aprendizado ativo e a troca de experiências. No ensino de graduação a prática da docência permite questionamentos a respeito das metodologias a serem utilizadas para otimizar o processo ensino-aprendizagem. A prática diária evidencia a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e consequentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos. Os métodos de aprendizagem ativa surgem da pedagogia crítica e a inserção destas metodologias em cursos de graduação traz uma proposta pedagógica que direciona os docentes e discentes à construção do próprio conhecimento para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Portanto é importante a utilização de ferramentas estratégicas, como aulas práticas e jogos educativos que tornem o ensino mais interessante e mais próximo deles, impedindo a difusão de conceitos equivocados. Este estudo objetiva descrever a elaboração e a utilização de um jogo em modelo dominó abordando radiologia pulmonar a discentes de Fisioterapia inseridos na disciplina de Estágio Hospitalar. Trata-se de estudo exploratório e transversal com abordagem quantitativa/qualitativa, desenvolvido em instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza Ceará nordeste do Brasil. Inicialmente deu-se a criação do jogo de dominó: Dominando Pulmão. Posteriormente, este foi aplicado e finalizado com a investigação das impressões dos discentes a partir de um instrumento de avaliação de jogos educativos. Os dados qualitativos captados pelo instrumento foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos apresentados através de tabelas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) n. 520782. Nos resultados, 100% da amostra referiu que o jogo facilitou a aprendizagem e 88,9% relatou que a experiência foi significativa para incentivo ao ensino/aprendizagem da temática abordada. Nas análises das perguntas abertas abordou-se os pontos positivos e negativos do uso do jogo educativo, enfatiza-se que o ponto negativo apontado foi relacionado a estrutura do jogo. Através deste estudo pôde-se identificar características mais positivas do que negativas sobre a construção e a utilização do jogo Dominando Pulmão para o ensino superior em Fisioterapia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.