METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA COM UM JOGO EDUCATIVO EM MODELO DOMINÓ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21403 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA COM UM JOGO EDUCATIVO EM MODELO DOMINÓ" "resumo" => "O ensino superior apresenta desafios cotidianos que exige dos professores e alunos uma postura de colaboração na prática educacional. Os materiais didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, além de educadores e discentes abertos à curiosidade, ao aprendizado ativo e a troca de experiências. No ensino de graduação a prática da docência permite questionamentos a respeito das metodologias a serem utilizadas para otimizar o processo ensino-aprendizagem. A prática diária evidencia a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e consequentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos. Os métodos de aprendizagem ativa surgem da pedagogia crítica e a inserção destas metodologias em cursos de graduação traz uma proposta pedagógica que direciona os docentes e discentes à construção do próprio conhecimento para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Portanto é importante a utilização de ferramentas estratégicas, como aulas práticas e jogos educativos que tornem o ensino mais interessante e mais próximo deles, impedindo a difusão de conceitos equivocados. Este estudo objetiva descrever a elaboração e a utilização de um jogo em modelo dominó abordando radiologia pulmonar a discentes de Fisioterapia inseridos na disciplina de Estágio Hospitalar. Trata-se de estudo exploratório e transversal com abordagem quantitativa/qualitativa, desenvolvido em instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza Ceará nordeste do Brasil. Inicialmente deu-se a criação do jogo de dominó: Dominando Pulmão. Posteriormente, este foi aplicado e finalizado com a investigação das impressões dos discentes a partir de um instrumento de avaliação de jogos educativos. Os dados qualitativos captados pelo instrumento foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos apresentados através de tabelas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) n. 520782. Nos resultados, 100% da amostra referiu que o jogo facilitou a aprendizagem e 88,9% relatou que a experiência foi significativa para incentivo ao ensino/aprendizagem da temática abordada. Nas análises das perguntas abertas abordou-se os pontos positivos e negativos do uso do jogo educativo, enfatiza-se que o ponto negativo apontado foi relacionado a estrutura do jogo. Através deste estudo pôde-se identificar características mais positivas do que negativas sobre a construção e a utilização do jogo Dominando Pulmão para o ensino superior em Fisioterapia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ATIVA, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID73_22062016111721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAIRTES MARTINS DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANAIRTES" "autor_email" => "amelo@fanor.edu.br" "autor_ies" => "FANOR DEVRY BRASIL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21403 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA COM UM JOGO EDUCATIVO EM MODELO DOMINÓ" "resumo" => "O ensino superior apresenta desafios cotidianos que exige dos professores e alunos uma postura de colaboração na prática educacional. Os materiais didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, além de educadores e discentes abertos à curiosidade, ao aprendizado ativo e a troca de experiências. No ensino de graduação a prática da docência permite questionamentos a respeito das metodologias a serem utilizadas para otimizar o processo ensino-aprendizagem. A prática diária evidencia a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e consequentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos. Os métodos de aprendizagem ativa surgem da pedagogia crítica e a inserção destas metodologias em cursos de graduação traz uma proposta pedagógica que direciona os docentes e discentes à construção do próprio conhecimento para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Portanto é importante a utilização de ferramentas estratégicas, como aulas práticas e jogos educativos que tornem o ensino mais interessante e mais próximo deles, impedindo a difusão de conceitos equivocados. Este estudo objetiva descrever a elaboração e a utilização de um jogo em modelo dominó abordando radiologia pulmonar a discentes de Fisioterapia inseridos na disciplina de Estágio Hospitalar. Trata-se de estudo exploratório e transversal com abordagem quantitativa/qualitativa, desenvolvido em instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza Ceará nordeste do Brasil. Inicialmente deu-se a criação do jogo de dominó: Dominando Pulmão. Posteriormente, este foi aplicado e finalizado com a investigação das impressões dos discentes a partir de um instrumento de avaliação de jogos educativos. Os dados qualitativos captados pelo instrumento foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos apresentados através de tabelas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) n. 520782. Nos resultados, 100% da amostra referiu que o jogo facilitou a aprendizagem e 88,9% relatou que a experiência foi significativa para incentivo ao ensino/aprendizagem da temática abordada. Nas análises das perguntas abertas abordou-se os pontos positivos e negativos do uso do jogo educativo, enfatiza-se que o ponto negativo apontado foi relacionado a estrutura do jogo. Através deste estudo pôde-se identificar características mais positivas do que negativas sobre a construção e a utilização do jogo Dominando Pulmão para o ensino superior em Fisioterapia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ATIVA, FISIOTERAPIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID73_22062016111721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAIRTES MARTINS DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANAIRTES" "autor_email" => "amelo@fanor.edu.br" "autor_ies" => "FANOR DEVRY BRASIL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }