O estudo buscou descrever a experiência de planejamento, implementação e gestão da oferta de uma disciplina do currículo do curso técnico em enfermagem à distância por meio do AVA, ocorrido durante o primeiro semestre letivo de 2015 e discutir as implicações da experiência de planejamento, implementação e gestão da oferta de uma disciplina do currículo do curso técnico em enfermagem à distância por meio do AVA para consolidação de práticas e saberes no campo da EAD no contexto da instituição em tela. Trata-se de um estudo de campo, de caráter exploratório, com abordagem da vertente epistemológica de estudo qualitativa, que adotou os pressupostos teóricos e metodológicos do estudo de caso, ocorrido entre os meses de maio e setembro de 2015, cujos sujeitos foram agentes que participaram de um processo institucional e reforma curricular. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante e análise documental. Foi possível evidenciar por meio do estudo que após a realização de todos os encontros com o grupo de atores sociais participantes deste estudo, que há a necessidade de uma revisão cuidadosa das ações e objetivos propostos e congregados na reforma curricular que resultou na oferta de uma disciplina do curso na modalidade à distância. Sugerimos avançar para novos estudos, objetivados a propor bases sólidas de conhecimento para consubstanciar os novos passos desse processo e um acolhimento sensível, ético e competentes das demandas que estão postas, mesmo que seja necessário rever algumas ações e objetivos iniciais dessa iniciativa.