Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DO MEIO COMO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas reflexões a cerca da importância do estudo do meio na disciplina de geografia, visto que na atualidade mesmo com todos os avanços metodológicos presentes na educação, essa atividade ainda não vem sendo muito trabalhada pelos professores desta disciplina, uma vez que muitos ainda associam a idéia de que a educação só deve ocorrer dentro dos muros da escola. Nesse contexto, o artigo objetiva discutir a importância da realização do estudo do meio como uma ferramenta essencial no ensino de geografia no Fundamental II, sugerir os procedimentos metodológicos para o planejamento, execução, e avaliação da atividade, e por fim, lançar sugestões de roteiros de campo para esse segmento. Dessa forma, no transcorrer do artigo procuramos discutir como o estudo do meio foi inserido na disciplina de geografia nas escolas militares fundadas no inicio do século XX pelos imigrantes europeus membros do movimento anarquista, e como essa atividade passou a ser praticada no Brasil a partir da década de 1970 com o advento da geografia crítica de cunho marxista. Do ponto de vista metodológico, por se tratar de um artigo de cunho bibliográfico, realizamos uma ampla pesquisa em diversas fontes para amadurecermos os conceitos de educação, ensino de geografia e estudo do meio, geografia crítica, onde tomamos como base os seguintes referencias teóricos: Brandão (1993), Freire (2003), Vesentini (1999), Alentejano (2006), Pontuschka (2007), Compiani e Carneiro (1993), Serpa (2006), Callai et al. (1988), Suertegaray (2002), entre outros. Após as reflexões e sugestões postas neste artigo, esperamos contribuir para que o estudo do meio seja percebido pelos professores de geografia do ensino fundamental II como uma ferramenta essencial que deve ser resgatada e propagada, uma vez que contribui valorosamente para o processo de ensino/aprendizagem e para a formação da cidadania dos discentes.

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