Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO – CONCEPÇÕES DO ALUNO-ESTAGIÁRIO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO REFLEXIVA, DISCENTES-ESTAGIÁRIOS Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21593
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1203
    "inscrito_id" => 6145
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO – CONCEPÇÕES DO ALUNO-ESTAGIÁRIO"
    "resumo" => "Apresenta resultados de investigação acerca do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no âmbito do curso de Pedagogia. Objetivou perceber como os saberes adquiridos pelos estagiários contribuem para o desenvolvimento de uma postura reflexiva. O campo empírico adotado foi a Universidade Estadual do Ceará, tomando como sujeitos 05 alunos que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado no primeiro semestre de 2013. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Os achados indicam que para os discentes o estágio é visto como um momento de aproximação com a prática e de reflexão sobre a atividade docente. O desenvolvimento da postura investigativa tem sido estimulado no curso a partir de prática de professores e no repensar das ações desenvolvidas na escola, assim como, na possibilidade de articulação entre teoria e prática. Através do estudo conhecemos as impressões dos alunos sobre o estágio e para o desenvolvimento do professor reflexivo, crítico e autônomo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO REFLEXIVA, DISCENTES-ESTAGIÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6145_14082016020704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE LIMA"
    "autor_email" => "lidianelima54@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21593
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1203
    "inscrito_id" => 6145
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO – CONCEPÇÕES DO ALUNO-ESTAGIÁRIO"
    "resumo" => "Apresenta resultados de investigação acerca do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no âmbito do curso de Pedagogia. Objetivou perceber como os saberes adquiridos pelos estagiários contribuem para o desenvolvimento de uma postura reflexiva. O campo empírico adotado foi a Universidade Estadual do Ceará, tomando como sujeitos 05 alunos que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado no primeiro semestre de 2013. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Os achados indicam que para os discentes o estágio é visto como um momento de aproximação com a prática e de reflexão sobre a atividade docente. O desenvolvimento da postura investigativa tem sido estimulado no curso a partir de prática de professores e no repensar das ações desenvolvidas na escola, assim como, na possibilidade de articulação entre teoria e prática. Através do estudo conhecemos as impressões dos alunos sobre o estágio e para o desenvolvimento do professor reflexivo, crítico e autônomo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO REFLEXIVA, DISCENTES-ESTAGIÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6145_14082016020704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE LIMA"
    "autor_email" => "lidianelima54@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Apresenta resultados de investigação acerca do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no âmbito do curso de Pedagogia. Objetivou perceber como os saberes adquiridos pelos estagiários contribuem para o desenvolvimento de uma postura reflexiva. O campo empírico adotado foi a Universidade Estadual do Ceará, tomando como sujeitos 05 alunos que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado no primeiro semestre de 2013. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Os achados indicam que para os discentes o estágio é visto como um momento de aproximação com a prática e de reflexão sobre a atividade docente. O desenvolvimento da postura investigativa tem sido estimulado no curso a partir de prática de professores e no repensar das ações desenvolvidas na escola, assim como, na possibilidade de articulação entre teoria e prática. Através do estudo conhecemos as impressões dos alunos sobre o estágio e para o desenvolvimento do professor reflexivo, crítico e autônomo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.