Esse artigo apresenta os resultados da primeira etapa da pesquisa sobre o ensino da literatura desenvolvida no Sul do Maranhão pelo Núcleo de Investigação da Narrativa – NINA, relacionando-se a linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas e literatura, grupo vinculado ao Departamento de Letras do CESBA/UEMA. Essa primeira parte da pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2015 na cidade de Balsas, município situado no Sul do Maranhão e contou, além dos professores vinculados ao grupo, com o apoio de uma pesquisadora de iniciação científica PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA. A pesquisa é intitulada: O ensino da literatura no município de Balsas – MA: novos paradigmas e objetiva apresentar um panorama acerca das práticas pedagógicas utilizadas para o ensino da literatura no âmbito do Ensino Médio desse município por meio da investigação em quatro importantes escolas da região. A partir do reconhecimento dos principais métodos e estratégias que orientam o ensino da literatura no Ensino Médio desse município, pretende-se desenvolver análise crítico-reflexivo de modo a relacionar essas informações às propostas dos PCNs que orientam o ensino de língua e literatura e avaliar métodos, estratégias e práticas a fim de verificar à adequação de tais práticas para a motivação de hábitos de leitura e escrita e o desenvolvimento do senso crítico e autonomia. Além desse primeiro objetivo, espera-se que os resultados da pesquisa possam servir como feedback para as práticas de ensino da literatura desenvolvidas no processo de formação de docentes do curso de Letras, permitindo, caso necessário, a proposta de novas abordagens que possam dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e estratégias de estímulo à leitura que favoreçam tanto os professores do município quanto os professores do Ensino Superior e os acadêmicos em formação.
Palavras-chave: Ensino, Literatura, Ensino Médio, Maranhão.