Resumo: Uma questão importante para o ensino de língua materna é a forma como o professor concebe a linguagem, pois isto altera significativamente sua postura no processo de ensino de língua. Os projetos de ensino, enquanto proposta metodológica podem ser um locus de observação de concepções de linguagem e ensino. Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de língua e ensino que emergem nos projetos inscritos no prêmio Mestres da Educação (2013-2014-2015) desenvolvidos por professores de Ensino Fundamental e Médio de três escolas estaduais em Sousa/PB. Como objetivos específicos, buscamos analisar se estes projetos promovem efetivamente o letramento escolar, verificar se privilegiam o ensino de língua materna com base nos gêneros textuais, conferir se tais propostas tomam como ponto de partida e de chegada a prática social. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa, descritiva do tipo documental analítica. Os resultados apontam que projetos que adotam uma concepção de linguagem sociointerativa e um ensino produtivo de língua com base no trabalho com os gêneros textuais cumprem a tarefa de promover o letramento, bem como a ausência desta concepção nega aos estudantes o real conhecimento dos usos e funcionamento efetivo da língua.