Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO O SOFTWARE RPG MAKER VX ACE NAS AULAS DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: RPG MAKER, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID, JOGO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22436
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1210
    "inscrito_id" => 2478
    "titulo" => "UTILIZANDO O SOFTWARE RPG MAKER VX ACE NAS AULAS DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "No presente artigo discutimos as possibilidades de introdução do software RPG MAKER VX ACE nas aulas de História. Para tal, utilizaremos como referência as experiências como aluno integrante  do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID cota 2015/2016, tendo como suporte teórico o construcionismo na educação desenvolvido por PAPERT (1994) . Através do desenvolvimento deste projeto foi possível verificar os benefícios de sua aplicação bem como as dificuldades e obstáculos decorrentes desta prática enquanto se desenvolvia a proposta  de atividades previstas em uma turma do 9° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande – Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "RPG MAKER, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID2478_14082016081235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO LIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO LIRA"
    "autor_email" => "leo_lds2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22436
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1210
    "inscrito_id" => 2478
    "titulo" => "UTILIZANDO O SOFTWARE RPG MAKER VX ACE NAS AULAS DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "No presente artigo discutimos as possibilidades de introdução do software RPG MAKER VX ACE nas aulas de História. Para tal, utilizaremos como referência as experiências como aluno integrante  do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID cota 2015/2016, tendo como suporte teórico o construcionismo na educação desenvolvido por PAPERT (1994) . Através do desenvolvimento deste projeto foi possível verificar os benefícios de sua aplicação bem como as dificuldades e obstáculos decorrentes desta prática enquanto se desenvolvia a proposta  de atividades previstas em uma turma do 9° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande – Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "RPG MAKER, ENSINO DE HISTÓRIA, PIBID, JOGO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID2478_14082016081235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO LIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO LIRA"
    "autor_email" => "leo_lds2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

No presente artigo discutimos as possibilidades de introdução do software RPG MAKER VX ACE nas aulas de História. Para tal, utilizaremos como referência as experiências como aluno integrante do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID cota 2015/2016, tendo como suporte teórico o construcionismo na educação desenvolvido por PAPERT (1994) . Através do desenvolvimento deste projeto foi possível verificar os benefícios de sua aplicação bem como as dificuldades e obstáculos decorrentes desta prática enquanto se desenvolvia a proposta de atividades previstas em uma turma do 9° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande – Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.