Implicada pelas discussões que se referem à (auto) biografia e à formação de professores desenvolvi minha pesquisa de mestrado no Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem como área de concentração Processos Formativos em Contextos Locais, na linha de pesquisa de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente e teve como título redimensões pessoais e profissionais da prática pedagógica na docência universitária: narrativas (auto) biográficas. Assim, a pesquisa aqui apresentada é parte desse estudo. Como questão a ser investigada elenquei: Como as narrativas de empoderamento ajudam na minha construção como docente? Neste sentido tenho como objetivo: Analisar como as narrativas de empoderamento ajudam na minha construção como docente. Quanto à metodologia é uma pesquisa de abordagem qualitativa em que faço uso do método (auto) biográfico, sendo eu sujeito e objeto da pesquisa. Para narrar as minhas experiências utilizo o diário, sendo um documento em que professores e professoras anotam suas impressões sobre o que vai acontecendo em suas aulas. Como resultados pondero que o trabalho contribuiu para o meu empoderamento como professora do ensino superior, me permitindo refletir e analisar sobre o ser docente, mulher e mãe e sua relação com a itinerância do magistério.