Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA VIÁVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21404
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2684
    "inscrito_id" => 12408
    "titulo" => "METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA VIÁVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo contribuir para a formação de professores do ensino fundamental e de estudantes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e em Matemática, através do envolvimento destes sujeitos em discussões sobre concepções de ensino e de aprendizagem em torno da metodologia da resolução de problemas. Para este artigo fizemos um recorte apresentando as discussões de um minicurso realizado junto ao projeto de extensão universitária da UFRPE intitulado: O ensino-aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas: possibilidades de construção de sentido e de significados para os conteúdos matemáticos no ensino fundamental. No planejamento foi decido que as discussões seriam em torno da contextualização, do enunciado e das possibilidades de elaborar e adaptar problemas aos diversos contextos de ensino. Durante o minicurso, foram discutidas as respostas de problemas aplicados a alunos do 3º e 5º anos. Concluímos que projetos que envolvem formação de professores para o ensino de matemática através da resolução de problemas representam uma metodologia válida para a superação de dificuldades de aprendizagem da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12408_17082016155602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE RODRIGUE"
    "autor_email" => "cleidelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21404
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2684
    "inscrito_id" => 12408
    "titulo" => "METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA VIÁVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo contribuir para a formação de professores do ensino fundamental e de estudantes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e em Matemática, através do envolvimento destes sujeitos em discussões sobre concepções de ensino e de aprendizagem em torno da metodologia da resolução de problemas. Para este artigo fizemos um recorte apresentando as discussões de um minicurso realizado junto ao projeto de extensão universitária da UFRPE intitulado: O ensino-aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas: possibilidades de construção de sentido e de significados para os conteúdos matemáticos no ensino fundamental. No planejamento foi decido que as discussões seriam em torno da contextualização, do enunciado e das possibilidades de elaborar e adaptar problemas aos diversos contextos de ensino. Durante o minicurso, foram discutidas as respostas de problemas aplicados a alunos do 3º e 5º anos. Concluímos que projetos que envolvem formação de professores para o ensino de matemática através da resolução de problemas representam uma metodologia válida para a superação de dificuldades de aprendizagem da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12408_17082016155602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE RODRIGUE"
    "autor_email" => "cleidelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a formação de professores do ensino fundamental e de estudantes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e em Matemática, através do envolvimento destes sujeitos em discussões sobre concepções de ensino e de aprendizagem em torno da metodologia da resolução de problemas. Para este artigo fizemos um recorte apresentando as discussões de um minicurso realizado junto ao projeto de extensão universitária da UFRPE intitulado: O ensino-aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas: possibilidades de construção de sentido e de significados para os conteúdos matemáticos no ensino fundamental. No planejamento foi decido que as discussões seriam em torno da contextualização, do enunciado e das possibilidades de elaborar e adaptar problemas aos diversos contextos de ensino. Durante o minicurso, foram discutidas as respostas de problemas aplicados a alunos do 3º e 5º anos. Concluímos que projetos que envolvem formação de professores para o ensino de matemática através da resolução de problemas representam uma metodologia válida para a superação de dificuldades de aprendizagem da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.