Esse presente artigo teve como objetivo analisar que dificuldades os alunos encontram ao responderem problemas de área de figuras planas e o que eles entendem por área. Para isto utilizamos um questionário no qual foi elaborado em sala durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III, disponibilizada no curso de Licenciatura em Matemática pela UFPE-CAA, o questionário explorará o conceito de área. A aplicação se realizou em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados obtivemos que apesar de satisfatório, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir o que é área. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensava o uso da fórmula de área. Sendo assim, podemos afirmar que alguns alunos não estão apenas atrelados a fórmula de área, apesar que não saiba o conceito ou a definição de área eles interpretaram muito bem o problema e utilizaram diversas estratégias de resolução de problema. Ao longo da análise ainda identificamos quais estratégias matemáticas os alunos utilizam como ferramenta para resolver problemas de conteúdos que envolvam o conceito de área, utilizando a pedagogia do erro como norteador do trabalho, com isso ficou perceptível que a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo comum na educação atual do país. Utilizamos a pedagogia do erro, pois essa pedagogia é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, onde, avariara o aluno através do erro o que indicará quais são as concepções de assuntos e conceito o aluno traz consigo. E assim informará ao professor diversos fatores e estratégias de como deve tratar os conteúdos em sala de aula.