Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO DE DADOS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SUPERIOR., AVALIAÇÃO., ENADE. Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21348
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 9887
    "titulo" => "LEVANTAMENTO DE DADOS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise dos estudos que utilizam os dados referentes ao Questionário do Estudante do ENADE, a partir do início de período de aplicação deste exame. Foi consultado o banco de dados SCIELO BR e foram localizados 12 estudos publicados entre 2005 e 2015. O resultado da análise das produções demonstra que estas apresentaram focos diferentes, agrupados em três categorias: perfil do estudante da educação superior, relação perfil/desempenho, considerações sobre o sistema de avaliação. As investigações demonstram o interesse que o tema relacionado ao perfil do estudante tem gerado após as políticas de democratização do acesso implantadas nos últimos anos. Poucos estudos fazem uma discussão mais aprofundada dos dados levantados quanto à trajetória e percepção do estudante sobre o processo formativo. Os estudos demonstram a utilidade da coleta de informações realizada no contexto da avaliação do ensino superior brasileiro em diversos tipos de análises, que permitem melhor compreender os resultados da formação oferecida pelas instituições do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR., AVALIAÇÃO., ENADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9887_11082016141615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELE FREITAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELE FREITA"
    "autor_email" => "emanuele@ufba.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21348
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 9887
    "titulo" => "LEVANTAMENTO DE DADOS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise dos estudos que utilizam os dados referentes ao Questionário do Estudante do ENADE, a partir do início de período de aplicação deste exame. Foi consultado o banco de dados SCIELO BR e foram localizados 12 estudos publicados entre 2005 e 2015. O resultado da análise das produções demonstra que estas apresentaram focos diferentes, agrupados em três categorias: perfil do estudante da educação superior, relação perfil/desempenho, considerações sobre o sistema de avaliação. As investigações demonstram o interesse que o tema relacionado ao perfil do estudante tem gerado após as políticas de democratização do acesso implantadas nos últimos anos. Poucos estudos fazem uma discussão mais aprofundada dos dados levantados quanto à trajetória e percepção do estudante sobre o processo formativo. Os estudos demonstram a utilidade da coleta de informações realizada no contexto da avaliação do ensino superior brasileiro em diversos tipos de análises, que permitem melhor compreender os resultados da formação oferecida pelas instituições do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR., AVALIAÇÃO., ENADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9887_11082016141615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELE FREITAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELE FREITA"
    "autor_email" => "emanuele@ufba.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise dos estudos que utilizam os dados referentes ao Questionário do Estudante do ENADE, a partir do início de período de aplicação deste exame. Foi consultado o banco de dados SCIELO BR e foram localizados 12 estudos publicados entre 2005 e 2015. O resultado da análise das produções demonstra que estas apresentaram focos diferentes, agrupados em três categorias: perfil do estudante da educação superior, relação perfil/desempenho, considerações sobre o sistema de avaliação. As investigações demonstram o interesse que o tema relacionado ao perfil do estudante tem gerado após as políticas de democratização do acesso implantadas nos últimos anos. Poucos estudos fazem uma discussão mais aprofundada dos dados levantados quanto à trajetória e percepção do estudante sobre o processo formativo. Os estudos demonstram a utilidade da coleta de informações realizada no contexto da avaliação do ensino superior brasileiro em diversos tipos de análises, que permitem melhor compreender os resultados da formação oferecida pelas instituições do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.