A compreensão da cidade contemporânea e de seu processo de urbanização depende de conceitos como globalização, desenvolvimento tecnológico, entre outros, o que reafirma a importância da Geografia enquanto ciência que se preocupa em analisar o espaço geográfico, produto da relação entre sociedade e natureza, nas suas mais variadas perspectivas. Apesar da dimensão desses significados, o ensino de Geografia no Brasil ainda encontra-se, na maioria dos casos, preso ao método tradicionalista, de cunho mnemônico e com pouca ou nenhuma reflexão sobre o espaço geográfico, raro algumas exceções. Desta forma, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar a percepção dos alunos referente aos problemas socioambientais identificado no espaço urbano da cidade de Campina Grande – PB, a partir das categorias lugar e paisagem. A metodologia desenvolveu-se a partir de cinco etapas principais, que partiram de aulas expositivas e argumentativas sobre o processo de urbanização em variadas escalas até a culminância em que os alunos apresentaram seminários sobre os problemas socioambientais identificados no perímetro urbano de Campina Grande – PB, utilizando como recursos didáticos as maquetes por eles mesmos construídas. O método caracteriza-se como fenomenológico. A pesquisa foi aplicada em uma turma de 25 alunos, do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Severino Cabral. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, dado que os objetivos foram atingidos.