O presente artigo procura evidenciar a importância do ensino de leitura e a escrita em seus diversos aspectos, bem como demonstrar a relevância da ênfase em seu ensino desde as séries iniciais. Considerando a leitura e a escrita ferramentas essenciais ao processo de aprendizagem, objetiva demonstrar situações significativas que propiciaram o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita demonstradas pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental, situações essas que interferem no uso da leitura como instrumento de interação, ou seja, para a efetivação do letramento dentro deste grupo. Esta análise ocorre ancorada nas teorias de leitura, à luz de Martins (1999), Curto (2000), Freitas (2011), entre outros. O corpus para análise é constituído por atividades desenvolvidas com estes alunos em uma escola estadual da cidade de Sousa – PB, decorrente da aplicação do projeto PIBID - IFPB. Assim, a apresentação do quadro de dificuldades encontradas, aliadas às atividades de ensino, resulta em dados significativos que contribuem para uma prática de letramento efetiva na escola. Tais práticas, contribuem para que o aluno possa se interessar e até mesmo praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa.