Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ELO ENTRE A TEÓRIA E A PRÁTICA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21595
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ELO ENTRE A TEÓRIA E A PRÁTICA"
    "resumo" => "A trajetória do (a) graduando (a) de pedagogia na Faculdade é extensa, são mais de três mil e duzentas horas de carga horária, onde quase um sexto dessa é destinada para os Estágios Supervisionados, no qual discentes aliam teoria e prática, juntamente com os conhecimentos empíricos dando assim a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho é uma pesquisa em andamento que aborda o Estágio Supervisionado como elo entre o primeiro contato com a docência, sendo este ainda o momento que teoria e prática se entrelaçam no objetivo de promover o ensino e aprendizagem dos atores envolvidos durante sua execução. Seu objetivo é refletir e discutir sobre os desafios e reflexões do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. A pesquisa aborda ainda as experiências e vivências de três graduandas do curso de pedagogia da referida Universidade. Para tanto, buscarmos enfatizar o quanto o estágio supervisionado é importante, significativo e enriquecedor na formação docente por meio da relação teoria e prática, sendo o Estágio Supervisionado o momento inicial de aproximação com o ambiente escolar, nesta ocasião, o discente enquanto futuro docente vivência a prática na realidade dos ambientes que este virá a atuar e seus aspectos, tendo a oportunidade de praticar as teorias estudadas em sua formação docente. A pesquisa possui técnicas de cunho qualitativo, no qual não objetivamos obter números como resultados, onde utilizamos a pesquisa participante, além de revisão bibliográfica ao trazer embasamento teórico para subsidiar a pesquisa em questão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID112_16082016174657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA CAMILA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA SILVA"
    "autor_email" => "kamila_icapui@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21595
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 112
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: O ELO ENTRE A TEÓRIA E A PRÁTICA"
    "resumo" => "A trajetória do (a) graduando (a) de pedagogia na Faculdade é extensa, são mais de três mil e duzentas horas de carga horária, onde quase um sexto dessa é destinada para os Estágios Supervisionados, no qual discentes aliam teoria e prática, juntamente com os conhecimentos empíricos dando assim a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho é uma pesquisa em andamento que aborda o Estágio Supervisionado como elo entre o primeiro contato com a docência, sendo este ainda o momento que teoria e prática se entrelaçam no objetivo de promover o ensino e aprendizagem dos atores envolvidos durante sua execução. Seu objetivo é refletir e discutir sobre os desafios e reflexões do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. A pesquisa aborda ainda as experiências e vivências de três graduandas do curso de pedagogia da referida Universidade. Para tanto, buscarmos enfatizar o quanto o estágio supervisionado é importante, significativo e enriquecedor na formação docente por meio da relação teoria e prática, sendo o Estágio Supervisionado o momento inicial de aproximação com o ambiente escolar, nesta ocasião, o discente enquanto futuro docente vivência a prática na realidade dos ambientes que este virá a atuar e seus aspectos, tendo a oportunidade de praticar as teorias estudadas em sua formação docente. A pesquisa possui técnicas de cunho qualitativo, no qual não objetivamos obter números como resultados, onde utilizamos a pesquisa participante, além de revisão bibliográfica ao trazer embasamento teórico para subsidiar a pesquisa em questão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID112_16082016174657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA CAMILA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA SILVA"
    "autor_email" => "kamila_icapui@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A trajetória do (a) graduando (a) de pedagogia na Faculdade é extensa, são mais de três mil e duzentas horas de carga horária, onde quase um sexto dessa é destinada para os Estágios Supervisionados, no qual discentes aliam teoria e prática, juntamente com os conhecimentos empíricos dando assim a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho é uma pesquisa em andamento que aborda o Estágio Supervisionado como elo entre o primeiro contato com a docência, sendo este ainda o momento que teoria e prática se entrelaçam no objetivo de promover o ensino e aprendizagem dos atores envolvidos durante sua execução. Seu objetivo é refletir e discutir sobre os desafios e reflexões do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. A pesquisa aborda ainda as experiências e vivências de três graduandas do curso de pedagogia da referida Universidade. Para tanto, buscarmos enfatizar o quanto o estágio supervisionado é importante, significativo e enriquecedor na formação docente por meio da relação teoria e prática, sendo o Estágio Supervisionado o momento inicial de aproximação com o ambiente escolar, nesta ocasião, o discente enquanto futuro docente vivência a prática na realidade dos ambientes que este virá a atuar e seus aspectos, tendo a oportunidade de praticar as teorias estudadas em sua formação docente. A pesquisa possui técnicas de cunho qualitativo, no qual não objetivamos obter números como resultados, onde utilizamos a pesquisa participante, além de revisão bibliográfica ao trazer embasamento teórico para subsidiar a pesquisa em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.