Este trabalho é fruto da pesquisa em andamento “Histórias e memórias de educadoras do município de Mamanguape: fragmentos da história da educação da Paraíba”, vinculada ao programa PIBIC – UFPB. Trata-se de uma primeira abordagem das narrativas sobre o processo de formação e sobre cotidiano escolar vivido pelas educadoras que fazem parte da pesquisa. Os depoimentos das educadoras, assim como seus arquivos pessoais são parte do acervo que será objeto de estudo deste trabalho. A pesquisa encontra-se em fase de levantamento e catalogação das fontes, o que permite a construção das primeiras análises. As narrativas que compõem este artigo são resultantes de entrevistas realizadas nos dias 08/11/2015 e 20/01/2016. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. O objetivo é refletir, por meio de relatos orais de vida, sobre as experiências de formação docente e o fazer pedagógico. A metodologia adotada para a análise do tema compreende a discussão teórica sobre a cultura escolar, os estudos no território da memória, bem como as contribuições da nova história cultural, na perspectiva do enfoque na vida cotidiana. As narrativas abrangem os primeiros anos de formação e exercício da docência. A apreciação de suas falas permite desvelar, mesmo que de forma parcial, práticas culturais implementadas no processo de formação docente, bem como o fazer pedagógico no tempo estudado. Desse modo, é possível apreender as formas de organização do cotidiano escolar e as prováveis estratégias utilizadas para desenvolver o ensino, como os métodos punitivos e disciplinares.