AMORIM, Pedro Vinícius Freitas et al.. Da legislação ao chão da escola. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20620>. Acesso em: 05/11/2024 11:56
Este trabalho discute a importância da Legislação em Educação para formação inicial de professores tendo como referência as ideias de Rousseau na sua obra O Contrato Social e na Lei 9394/96, a experiência vivenciada pelos alunos do Curso de Licenciatura em Química, 3º Semestre do ano 2016.1,do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará-Campus Iguatu, a proposta nasceu de um conjunto de ideias vivenciadas pelos acadêmicos de direito e pelos alunos da disciplina de Legislação do IFCE, a vinculação com o curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará nasceu na Leitura da obra Contrato Social (Rousseau) que: “Mas, o que é, afinal, uma lei? Enquanto nos contentarmos em atribuir a essa palavra apenas uma ideia metafísicas, continuaremos a raciocinar sem nos entendermos; e, mesmo quando se tiver dito o que uma lei na natureza, não se saberá melhor o que é uma lei do Estado” (Rosseau,pag 53). Justifica-se este trabalho ao analisar-se a problemática permanente na escola, observou-se que a vivencia ao longo da carreira acadêmica em todas as etapas do período escolar certas indagações são construídas: 1.A escola como o chão da aprendizagem dos alunos encontra respaldo na Lei da Educação? 2. Os professores preocupam-se com essa formação direcionada para a legislação; 3. A lei é efetivada no dia a dia da Escola? O Objetivo deste trabalho foi o de compreender a importância do estudo de Legislação na educação na formação inicial de professores, tendo como objetivos específicos analisar o chão da escola como um espaço de debate e compreensão da Lei da educação, bem como compreender a importância que os licenciandos dão a essa disciplina na sua formação inicial. A Metodologia utilizada tem abordagem qualitativa e configura-se com estudo de caso, os procedimentos e instrumentos de coleta de dados aconteceram com uma entrevista semiestruturada com a Professora de Legislação do IFCE que tornou-se orientadora deste trabalho e interlocutora com os estudantes de Licenciatura que responderam a um questionário e vivenciaram as atividades práticas nas Escolas localizadas na Região Centro Sul do Ceará, estudo da Lei 9394/96, visita in lócus para conhecer a realidade e responderam a um questionário com questões abertas e fechadas enviadas por e-mail. Dos alunos entrevistados 12 responderam as questões cerca de 92% dos entrevistados, alunos do semestre 3º do Curso de Licenciatura em Química do IFCE/Iguatu. Os resultados demonstraram que a metodologia utilizada em sala de aula permitiu que 84%, 10 alunos, ampliaram a compreensão crítica das políticas educacionais, foi possível mensurar esse dado na vivência que foi realizada em diversas escolas, através de visitas institucionais, registrada em questionário.76%(9 estudantes) informaram que nas primeiras aulas quando faziam a leitura e o debate da Lei era algo fictício eles não conseguiam compreender a Lei, com as visitas institucionais tornou-se claro para o mesmos a efetividade da legislação na escola.