Esta investigação se propõe a explorar e estudar os processos de implantação de Programas de Mestrado Profissional (MP), modalidade da pós-graduação stricto sensu regulamentada mais recentemente em 2009 no Brasil. Sua principal diferença em relação ao Mestrado Acadêmico é a ênfase que dá à qualificação profissional do estudante. Neste trabalho, que explorará as expectativas de sujeitos já graduados que optaram por dar continuidade à sua formação ingressando no MP, estudará os aspectos que envolvem a Educação Permanente com vistas ao atendimento de necessidades de aperfeiçoamento profissional. A implantação programas de MP, na área da Educação, com cursos reconhecidos e recomendados pela CAPES vem crescendo e somam atualmente 33 programas. Esse universo que se expande é, portanto foco de interesse deste trabalho. O estudo investiga pontos de aproximação e afastamentos entre as expectativas legais e normativas declaradas nas políticas públicas que sustentam o MP e as informações disponibilizadas por uma instituição de ensino superior privada em relação a um conjunto de ingressantes no MP recém-aprovado. A pesquisa também pretende contribuir para as discussões sobre educação permanente de adultos, que seja, simultaneamente, holística para abarcar diferentes aspectos micro e macro da vida e transversal para incluir conhecimentos associados a aspectos culturais, sociais e econômicos. A metodologia proposta é de análise documental a partir do conjunto de leis e normativas do MP no Brasil e da construção e exploração de um banco de dados com informações de 20 sujeitos inscritos num programa de MP de uma IES situada na cidade de São Paulo.