Este artigo apresenta uma experiência de trabalho com reciclagem de livros didáticos de triênios vencidos através do estudo de conceitos geométricos na construção de enfeites juninos. Trienalmente o Programa Nacional do Livro Didático envia as escolas novas coleções de livros didáticos a serem distribuídos para os alunos e utilizados nas aulas. O que fazer com os livros didáticos de triênios vencidos é uma questão que preocupa a comunidade escolar. A resolução, que dispõe sobre este Programa, e os informes que orientam sobre o desfazimento dos livros orienta que os mesmos devem ser avaliados e destinados a doações, mas, principalmente, reciclados. Assim, decidimos fazer um trabalho de reciclagem dos livros com pior estado de conservação e, já que estávamos prestes a vivenciar um período junino, nossa maior festa popular, nossa opção foi ornamentar as salas de aula com bandeirolas confeccionadas com este material didático. Na construção destas bandeirolas é evidente a possibilidade de exploração de conceitos geométricos, tais como a construção de regiões planas convexas e não-convexas por meio de uma folha de papel (retangular) e, simetria. Como resultado, verificamos a possibilidade de um trabalho diferenciado nas aulas de Matemática, utilizando materiais didáticos de baixo custo, que possibilitam uma melhor visualização de conceitos e de propriedades geométricas.