Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOMETRIA, FESTA JUNINA E RECICLAGEM: TRABALHANDO GEOMETRIA NA CONSTRUÇÃO DE ENFEITES JUNINOS

Palavra-chaves: REGIÕES CONVEXAS E NÃO-CONVEXAS, RECICLAGEM NA ESCOLA, SIMETRIA NOS ENFEITES JUNINOS Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21146
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "GEOMETRIA, FESTA JUNINA E RECICLAGEM: TRABALHANDO GEOMETRIA NA CONSTRUÇÃO DE ENFEITES JUNINOS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência de trabalho com reciclagem de livros didáticos de triênios vencidos através do estudo de conceitos geométricos na construção de enfeites juninos. Trienalmente o Programa Nacional do Livro Didático envia as escolas novas coleções de livros didáticos a serem distribuídos para os alunos e utilizados nas aulas. O que fazer com os livros didáticos de triênios vencidos é uma questão que preocupa a comunidade escolar. A resolução, que dispõe sobre este Programa, e os informes que orientam sobre o desfazimento dos livros orienta que os mesmos devem ser avaliados e destinados a doações, mas, principalmente, reciclados. Assim, decidimos fazer um trabalho de reciclagem dos livros com pior estado de conservação e, já que estávamos prestes a vivenciar um período junino, nossa maior festa popular, nossa opção foi ornamentar as salas de aula com bandeirolas confeccionadas com este material didático. Na construção destas bandeirolas é evidente a possibilidade de exploração de conceitos geométricos, tais como a construção de regiões planas convexas e não-convexas por meio de uma folha de papel (retangular) e, simetria. Como resultado, verificamos a possibilidade de um trabalho diferenciado nas aulas de Matemática, utilizando materiais didáticos de baixo custo, que possibilitam uma melhor visualização de conceitos e de propriedades geométricas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "REGIÕES CONVEXAS E NÃO-CONVEXAS, RECICLAGEM NA ESCOLA, SIMETRIA NOS ENFEITES JUNINOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID115_14082016214535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE MARCIO DA SILVA RAMOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "MARCIO DINIZ"
    "autor_email" => "jmdiniz_sb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21146
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "GEOMETRIA, FESTA JUNINA E RECICLAGEM: TRABALHANDO GEOMETRIA NA CONSTRUÇÃO DE ENFEITES JUNINOS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência de trabalho com reciclagem de livros didáticos de triênios vencidos através do estudo de conceitos geométricos na construção de enfeites juninos. Trienalmente o Programa Nacional do Livro Didático envia as escolas novas coleções de livros didáticos a serem distribuídos para os alunos e utilizados nas aulas. O que fazer com os livros didáticos de triênios vencidos é uma questão que preocupa a comunidade escolar. A resolução, que dispõe sobre este Programa, e os informes que orientam sobre o desfazimento dos livros orienta que os mesmos devem ser avaliados e destinados a doações, mas, principalmente, reciclados. Assim, decidimos fazer um trabalho de reciclagem dos livros com pior estado de conservação e, já que estávamos prestes a vivenciar um período junino, nossa maior festa popular, nossa opção foi ornamentar as salas de aula com bandeirolas confeccionadas com este material didático. Na construção destas bandeirolas é evidente a possibilidade de exploração de conceitos geométricos, tais como a construção de regiões planas convexas e não-convexas por meio de uma folha de papel (retangular) e, simetria. Como resultado, verificamos a possibilidade de um trabalho diferenciado nas aulas de Matemática, utilizando materiais didáticos de baixo custo, que possibilitam uma melhor visualização de conceitos e de propriedades geométricas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "REGIÕES CONVEXAS E NÃO-CONVEXAS, RECICLAGEM NA ESCOLA, SIMETRIA NOS ENFEITES JUNINOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID115_14082016214535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE MARCIO DA SILVA RAMOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "MARCIO DINIZ"
    "autor_email" => "jmdiniz_sb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de trabalho com reciclagem de livros didáticos de triênios vencidos através do estudo de conceitos geométricos na construção de enfeites juninos. Trienalmente o Programa Nacional do Livro Didático envia as escolas novas coleções de livros didáticos a serem distribuídos para os alunos e utilizados nas aulas. O que fazer com os livros didáticos de triênios vencidos é uma questão que preocupa a comunidade escolar. A resolução, que dispõe sobre este Programa, e os informes que orientam sobre o desfazimento dos livros orienta que os mesmos devem ser avaliados e destinados a doações, mas, principalmente, reciclados. Assim, decidimos fazer um trabalho de reciclagem dos livros com pior estado de conservação e, já que estávamos prestes a vivenciar um período junino, nossa maior festa popular, nossa opção foi ornamentar as salas de aula com bandeirolas confeccionadas com este material didático. Na construção destas bandeirolas é evidente a possibilidade de exploração de conceitos geométricos, tais como a construção de regiões planas convexas e não-convexas por meio de uma folha de papel (retangular) e, simetria. Como resultado, verificamos a possibilidade de um trabalho diferenciado nas aulas de Matemática, utilizando materiais didáticos de baixo custo, que possibilitam uma melhor visualização de conceitos e de propriedades geométricas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.