ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20979 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2135 "inscrito_id" => 6484 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES" "resumo" => "Este trabalho tematiza a formação inicial de professores. Tem como objetivo apresentar as contribuições do estágio supervisionado para a constituição de saberes docentes a partir da experiência de graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. O presente texto resulta de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O locus do estudo foi a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e as informações de campo foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco graduandos do referido curso. O referencial teórico aborda conceitos, como Saberes Docentes, Teoria e Prática e Estágio Supervisionado na Formação Inicial, com base em autores que fazem debates e reflexões imprescindíveis acerca do tema do estudo. Em seguida, realiza-se apontamentos e análises dos dados registrados em campo, a evidenciar o estágio supervisionado como fator primordial no sentido de oportunizar ao futuro docente o estabelecimento do vínculo entre os saberes docentes. Também são explicitadas reflexões acerca das atividades ordenadas na docência e a ressignificação dos conhecimentos por meio do elo firmado entre teoria e prática, que resultam no estabelecimento de uma identidade profissional docente. Conclui-se que a experiência do estágio supervisionado no processo de formação inicial se constitui como elemento essencial para construção de saberes necessários ao exercício da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6484_15082016213242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA CARDOSO SEOANE " "autor_nome_curto" => "MARCELA SEOANE" "autor_email" => "mahseoane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20979 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2135 "inscrito_id" => 6484 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES" "resumo" => "Este trabalho tematiza a formação inicial de professores. Tem como objetivo apresentar as contribuições do estágio supervisionado para a constituição de saberes docentes a partir da experiência de graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. O presente texto resulta de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O locus do estudo foi a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e as informações de campo foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco graduandos do referido curso. O referencial teórico aborda conceitos, como Saberes Docentes, Teoria e Prática e Estágio Supervisionado na Formação Inicial, com base em autores que fazem debates e reflexões imprescindíveis acerca do tema do estudo. Em seguida, realiza-se apontamentos e análises dos dados registrados em campo, a evidenciar o estágio supervisionado como fator primordial no sentido de oportunizar ao futuro docente o estabelecimento do vínculo entre os saberes docentes. Também são explicitadas reflexões acerca das atividades ordenadas na docência e a ressignificação dos conhecimentos por meio do elo firmado entre teoria e prática, que resultam no estabelecimento de uma identidade profissional docente. Conclui-se que a experiência do estágio supervisionado no processo de formação inicial se constitui como elemento essencial para construção de saberes necessários ao exercício da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6484_15082016213242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA CARDOSO SEOANE " "autor_nome_curto" => "MARCELA SEOANE" "autor_email" => "mahseoane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }