O presente trabalho se propõe apresentar uma reflexão sobre a prática com os gêneros textuais em sala de aula no Ensino Médio. Para tanto, consideramos os gêneros textuais como um aspecto fundamental no processo de interação entre os indivíduos. Assim, defendemos práticas em salas de aula que busquem, sobretudo, desenvolver nos alunos o seu potencial crítico, o desenvolvimento de sua capacidade linguística e a sua capacitação como ouvinte/leitor/falante efetivo dos mais diversos textos representativos de diferentes contextos sociais. Na busca de atingirmos nosso objetivo, traçamos como metodologia desta pesquisa, a observação de um total de 10h/a de Português no Ensino Médio, a fim de verificarmos como era realizado o trabalho com gêneros textuais em sala de aula. Assim, para a construção da análise reflexiva dos dados, investigamos o material coletado a partir de uma abordagem descritivo-interpretativa para que pudéssemos entender as experiências realizadas. Portanto, os resultados a que chegamos demonstram que os principais desvios na prática do professor giram em torno de uma abordagem superficial dos aspectos funcionais e formais do gênero textual, distanciando-se de um trabalho pautado em uma perspectiva interacionista em sala de aula.