O presente trabalho tem como objetivo geral desta investigação: avaliar o funcionamento do PNAIC nas escolas de Bom Jesus (PI), assim como apontar características especificas do programa; e como objetivos específicos: Contextualizar o programa, enfocando a formação do leitor; Reconhecer os objetivos do PNAIC; Analisar como acontece o programa nas escolas em estudo; O trabalho nasceu da inquietação dos pesquisadores em saber como é o funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Bom Jesus (PI), e a contribuição do mesmo no processo de alfabetização. Como problemática elegemos questionamentos do tipo: Qual a finalidade deste programa? Como funciona o programa nas escolas pesquisadas? A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica para fundamentação sobre a temática e uma pesquisa de campo, em que utilizamos como ferramenta um roteiro com questões subjetivas e aplicado a professores de algumas escolas da cidade em estudo. Visando que é um programa de grande valia, pois além de ser direcionado para a aprendizagem dos discentes, possibilita grande melhoria na qualidade profissional do educador, diante das várias atividades que o mesmo proporciona para este que está inserido nesse processo. Percebemos que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, vem atuando de maneira satisfatório, quanto ao seu objetivo proposto, que é alfabetizar os alunos na idade certa. Isso devido a bom funcionamento do programa na cidade, que atende a demanda de alunos e consegue contribuir nesse processo.