Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O “CASO DE FRANCISCA DO SOCORRO” EM MILAGRES/CE

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, ARTIGO DE OPINIÃO, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20278
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1208
    "inscrito_id" => 7441
    "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O “CASO DE FRANCISCA DO SOCORRO” EM MILAGRES/CE"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar elementos do processo argumentativo, no gênero artigo de opinião produzido por alunos do ensino médio, em uma escola pública de Milagres/CE, acerca da violência contra a menor Francisca do Socorro no ano de 1943, sendo atualmente parte da cultura do município. O corpus é constituído por uma amostragem de dois artigos de opinião da pesquisa intitulada Cultura e Religião no Ensino de Português em Milagres/CE: estudo da argumentação em artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro”, ainda em andamento. O trabalho apresenta um aporte teórico que advém da Nova Retórica e de estudos ligados à argumentação no discurso. Além desses, advém ainda, estudos relativos à cultura, sociointeracionismo baktiniano, aos estudos do texto e do discurso e à Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Interessam-nos analisar teses, valores e hierarquias, que emergem da produção textual sobre o “caso Francisca do Socorro”, assim, usamos a metodologia qualitativa, para a constituição e análise do corpus. Os resultados apontam que, os valores concretos e abstratos, estão presentes nos textos, sobretudo, é na hierarquia que identificamos a obediência e a justiça acerca do ocorrido. Compreendemos, assim, que os estudos dos processos argumentativos estão presentes nos artigos de opinião e contribuem para a interação entre a argumentação no discurso e o estudo da cultura em sala de aula no ensino de Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ARTIGO DE OPINIÃO, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7441_14082016071718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO"
    "autor_email" => "corrinhacordeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDEDO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20278
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1208
    "inscrito_id" => 7441
    "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O “CASO DE FRANCISCA DO SOCORRO” EM MILAGRES/CE"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar elementos do processo argumentativo, no gênero artigo de opinião produzido por alunos do ensino médio, em uma escola pública de Milagres/CE, acerca da violência contra a menor Francisca do Socorro no ano de 1943, sendo atualmente parte da cultura do município. O corpus é constituído por uma amostragem de dois artigos de opinião da pesquisa intitulada Cultura e Religião no Ensino de Português em Milagres/CE: estudo da argumentação em artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro”, ainda em andamento. O trabalho apresenta um aporte teórico que advém da Nova Retórica e de estudos ligados à argumentação no discurso. Além desses, advém ainda, estudos relativos à cultura, sociointeracionismo baktiniano, aos estudos do texto e do discurso e à Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Interessam-nos analisar teses, valores e hierarquias, que emergem da produção textual sobre o “caso Francisca do Socorro”, assim, usamos a metodologia qualitativa, para a constituição e análise do corpus. Os resultados apontam que, os valores concretos e abstratos, estão presentes nos textos, sobretudo, é na hierarquia que identificamos a obediência e a justiça acerca do ocorrido. Compreendemos, assim, que os estudos dos processos argumentativos estão presentes nos artigos de opinião e contribuem para a interação entre a argumentação no discurso e o estudo da cultura em sala de aula no ensino de Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ARTIGO DE OPINIÃO, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7441_14082016071718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO"
    "autor_email" => "corrinhacordeiro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDEDO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar elementos do processo argumentativo, no gênero artigo de opinião produzido por alunos do ensino médio, em uma escola pública de Milagres/CE, acerca da violência contra a menor Francisca do Socorro no ano de 1943, sendo atualmente parte da cultura do município. O corpus é constituído por uma amostragem de dois artigos de opinião da pesquisa intitulada Cultura e Religião no Ensino de Português em Milagres/CE: estudo da argumentação em artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro”, ainda em andamento. O trabalho apresenta um aporte teórico que advém da Nova Retórica e de estudos ligados à argumentação no discurso. Além desses, advém ainda, estudos relativos à cultura, sociointeracionismo baktiniano, aos estudos do texto e do discurso e à Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Interessam-nos analisar teses, valores e hierarquias, que emergem da produção textual sobre o “caso Francisca do Socorro”, assim, usamos a metodologia qualitativa, para a constituição e análise do corpus. Os resultados apontam que, os valores concretos e abstratos, estão presentes nos textos, sobretudo, é na hierarquia que identificamos a obediência e a justiça acerca do ocorrido. Compreendemos, assim, que os estudos dos processos argumentativos estão presentes nos artigos de opinião e contribuem para a interação entre a argumentação no discurso e o estudo da cultura em sala de aula no ensino de Língua Portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.