A formação do leitor é um dos principais objetivos do ensino de Literatura na Educação Básica. Pela escolarização adequada da literatura é possível aproximar a obra literária do leitor, tendo como consequência a promoção da leitura literária nas aulas de Literatura a partir da ação de um professor-mediador, com aportes teórico-metodológicos que ofereçam a oportunidade de desenvolvimento da criticidade, reflexão e fruição do estudante e de seu letramento literário. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância da formação do professor na formação do leitor, uma vez que essa relação é importante na construção de aulas de Literatura que oportunizem o letramento literário (COSSON, 2014; PAULINO, 2004; SILVA, SILVEIRA, 2013). De caráter bibliográfico, o corpus deste artigo são algumas pesquisas e teorias sobre o assunto encontradas em bases eletrônicas confiáveis. Também é proposta deste trabalho sugerir uma sequência expandida, metodologia construída e desenvolvida por Rildo Cosson, que favoreça a leitura da obra Menino de Engenho, José Lins do Rego, em vários aspectos contemplados no letramento.