O estudo traz como temática central a formação de professores e como estas contribuem para o desenvolvimento de competências para o ensino. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a formação de professores contribui no desenvolvimento de competências para a prática pedagógica. Seu contexto aponta para uma breve descrição do que é a formação continuada baseada na literatura de Pimenta (2002), Freire (199¨), Brasil (2012) e também sobre competências segundo Perrenoud (2000). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e abordagem descritiva desenvolvido na Escola Paraíso, município de Varjota-CE com 06 professores daquela escola utilizando dentre os critérios de inclusão ser professor efetivo do quadro docente da escola e como exclusão estar em licença médica durante o prazo da pesquisa. Foi utilizado um questionário de perguntas abertas e fechadas que procurou traçar o perfil sóciodemográfico dos profissionais bem como de formação e as percepções dos mesmos sobre competências e prática pedagógica. Os resultados indicam a existência do conceito de competências e de ciência sobre as mesmas contribuem na prática, mas também abre espaço para novas inquietações. É plausível ressignificar formação continuada para os professores e promover a consciência de que formar é mais que uma obrigação é uma prática libertadora e necessária ao docente do século XXI.