O presente texto traz algumas considerações sobre a Influência do Capitalismo na Adolescência no Espaço Escolar. Possui como objetivo pontuar de que maneira a educação escolar vem facilitando à alienação do adolescente na ideologia da produção e reprodução do capitalismo. Será de cunho bibliográfico, afim de possibilitar a reflexão crítica sobre esta questão, interrelacionando capitalismo, escola e adolescência. Concluímos que as tarefas desempenhadas pela educação escolar no cotidiano do adolescente, tem como base o pensamento tradicionalmente capitalista, reproduzindo a ideologia de burguês proletariado, pensamento naturalista no sentido de ter nascido para realizar alguma função, e meritocrático, mesmo que não seja igualitário, desta forma, a contradição de que o estudante só conseguirá ter bom desempenho nas provas e ter sucesso no mercado de trabalho, se ele friamente souber competir para ter o que a sociedade diz que é o melhor, como carro, roupas de marca etc. pensamentos de consumo, coisificando e uniformizando sujeitos como máquinas de produção e reprodução do pensamento egoeconômico do Estado. Para a desconstrução da alienação massiva, é necessário promover protagonismo tanto na instituição, nos professores, mas principalmente nos alunos, para realizar a promoção de criticidade quanto aos conteúdos e currículos impostos, expandindo as limitações dos conteúdos estrategicamente filtrados pelas redes de poder.