TAVARES, Elcio Correia De Souza. Física pode ser divertida. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21054>. Acesso em: 22/11/2024 16:03
O lúdico é um recurso pedagógico importante na aprendizagem da física de alunos do ensino médio. Um dos principais problemas no ensino de física são as aulas explanatórias tradicionais, que causam desinteresse por parte dos alunos e disseminam a impressão que as ciências são abstratas, desvinculadas da realidade e que se limitam à resolução numérica de problemas. Professores e demais profissionais ligados ao ensino de física sabem que essa disciplina é marcadamente experimental. Assim sendo, não deveria ser desenvolvida apenas de forma teórica, mas sempre apoiada em um conjunto de aulas práticas que induzam ou aprimorem os conceitos básicos trabalhados. Porém, por falta de dinheiro, tempo, espaço ou de planejamento adequado, os experimentos ficam relegados a um segundo plano (quando existem) na escola. O ensino e a aprendizagem através de experimentos proporcionam exercício do intelecto das várias áreas de aprendizagem, estimulando a concentração, a curiosidade, a autonomia e a autoconfiança (entre outros fatores) dos discentes. Dessa forma, o aluno é estimulado a pensar, descobrir e, com sua curiosidade, participar através de perguntas, buscando respostas nos experimentos. O objetivo deste trabalho foi despertar o interesse dos alunos, levando-os a participar das atividades, tornando as aulas mais participativas e motivadas para que se pudesse trabalhar na sala de aula com objetos concretos. Assim, diversos experimentos foram empregados para mostrar aos alunos a relação entre a teoria e a prática. Neles pôde-se observar aumento do interesse dos alunos durante a realização dos experimentos e depois, nas aulas teóricas seguintes, o que resultou em melhor aprendizado e maiores notas nas avaliações. A utilização de experimentos possibilita ainda uma maior interação entre o professor e os alunos, uma vez que o processo educativo acontece de uma forma mais prazerosa e significativa.