DAS CONVERSAS INFORMAIS ÀS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA SOBRE O SEMINÁRIO ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20627 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2558 "inscrito_id" => 12477 "titulo" => "DAS CONVERSAS INFORMAIS ÀS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA SOBRE O SEMINÁRIO ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "O gênero seminário escolar é constantemente solicitado pelos professores da educação básica e do ensino superior, visto que possibilita a integração e o desenvolvimento de atividades de leitura, escrita, exposição e debate. Entretanto, a ausência de um trabalho sistematizado, que compreenda as etapas de planejamento, de execução e de avaliação, conduz os alunos desses níveis de ensino a repetir estratégias utilizadas por outros colegas, as quais, muitas vezes, são empregadas sem orientações prévias à elaboração e apresentação de um seminário. Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática sobre o gênero seminário escolar, desenvolvida na disciplina Redação Técnica, do Curso de Bacharelado em Agroindústria, de uma universidade pública. A proposta de trabalho foi implementada sob a forma de minicurso, direcionado para o estudo do gênero em foco. As atividades foram organizadas obedecendo a cinco etapas: a) particularização do gênero, a partir de pesquisa orientada no universo virtual; b) discussão sobre exposição oral e seminário; c) reconhecimento das etapas que o constituem; d) apreciação de características linguísticas do gênero, organização e montagem de slides; e) avaliação de um seminário vídeo- gravado. Os resultados parciais revelaram que a realização de um seminário, enquanto exposição oral de um conteúdo, demanda a organização de uma estrutura relativamente padronizada, que considere os encontros para planejamento, a didatização do conteúdo e a avaliação da atividade realizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "EXPOSIÇÃO ORAL, GÊNERO SEMINÁRIO ESCOLAR, MODELIZAÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID12477_17082016110901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍCERO GABRIEL" "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20627 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2558 "inscrito_id" => 12477 "titulo" => "DAS CONVERSAS INFORMAIS ÀS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA SOBRE O SEMINÁRIO ESCOLAR: APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "O gênero seminário escolar é constantemente solicitado pelos professores da educação básica e do ensino superior, visto que possibilita a integração e o desenvolvimento de atividades de leitura, escrita, exposição e debate. Entretanto, a ausência de um trabalho sistematizado, que compreenda as etapas de planejamento, de execução e de avaliação, conduz os alunos desses níveis de ensino a repetir estratégias utilizadas por outros colegas, as quais, muitas vezes, são empregadas sem orientações prévias à elaboração e apresentação de um seminário. Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática sobre o gênero seminário escolar, desenvolvida na disciplina Redação Técnica, do Curso de Bacharelado em Agroindústria, de uma universidade pública. A proposta de trabalho foi implementada sob a forma de minicurso, direcionado para o estudo do gênero em foco. As atividades foram organizadas obedecendo a cinco etapas: a) particularização do gênero, a partir de pesquisa orientada no universo virtual; b) discussão sobre exposição oral e seminário; c) reconhecimento das etapas que o constituem; d) apreciação de características linguísticas do gênero, organização e montagem de slides; e) avaliação de um seminário vídeo- gravado. Os resultados parciais revelaram que a realização de um seminário, enquanto exposição oral de um conteúdo, demanda a organização de uma estrutura relativamente padronizada, que considere os encontros para planejamento, a didatização do conteúdo e a avaliação da atividade realizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "EXPOSIÇÃO ORAL, GÊNERO SEMINÁRIO ESCOLAR, MODELIZAÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID12477_17082016110901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍCERO GABRIEL" "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }