Este estudo visa enfatizar a magnitude do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus de Caicó, Subprojeto PIBID Física, na formação básica dos alunos da Escola Municipal Professor Raimundo Guerra (EMPRG), e no processo de ensino aprendizagem dos Bolsistas de Iniciação a Docência (BIDs) atuantes na referida escola. A metodologia utilizada se caracteriza como um relato de experiência, onde são descritas e analisadas as ações, que vem sendo desenvolvidas pelos BIDs, durante os dois primeiros anos de atuação nesta escola. Os resultados aqui apresentados são referentes aos impactos das atividades desenvolvidas pelo subprojeto, na mudança comportamental diante das atividades escolares pelos alunos envolvidos e a melhora significativa no rendimento acadêmico dos BIDs, atuantes na referida escola. Acreditamos que as experiências aqui relatadas, possam dá significativas contribuições/ideias para os professores que trabalham com o mesmo público alvo, que muitas vezes não tem formação específica em Física e sentem dificuldades em trabalhar metodologias e os conceitos físicos, em especial os professores que lecionam para alunos do 9º ano, como também para outros subprojetos, que por ventura, tenham um alunado semelhante ao aqui apresentado. Destacaremos que essas ações proporcionaram uma significativa mudança comportamental de alguns alunos, antes ausentes e indisciplinados, tornando-se mais presentes, participativos e com melhoras perceptíveis no comportamento após a chegada do PIBID de Física na referida escola. E como uma reação em cadeia, estas ações, estão contribuindo forte e significativamente para a formação consciente e crítica dos futuros professores, procurando sempre despertar a curiosidade e a vontade de aprender nos alunos.