Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FILOSOFIA BUDISTA E EDUCAÇÃO: POR UMA FORMAÇÃO HUMANA PARA A ARTE DE VIVER

Palavra-chaves: ARTE DE VIVER, FILOSOFIA BUDISTA, FORMAÇÃO HUMANA Pôster (PO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Na atualidade percorremos uma vida secular pautada na correria trabalhista e nos estresses diários, possibilitando assim o degaste físico e mental, implicando em uma má qualidade de vida. Em decorrência da problemática que versa acima, pesamos o tema da saúde relacionando ao posicionamento budista, que por sua vez, nos ajuda a pensar a arte de viver. A filosofia budista teve seu início marcado por volta de 528 a.C na índia. Possuiu por mediador o príncipe Sidarta Gautama mais conhecido por Buda. Este é considerado pelos seus discípulos um guia espiritual erradicando a ideia daqueles que o afirma como um deus. O método que iremos utilizar para fundamentação desse estudo foi à utilização do Livro “Budismo” que tem por autoria, Claude B. Levenston. Nosso estudo tem por objetivo principal compreender como a filosofia budista nos ajuda a pensar a formação humana para a arte de viver. Visando alcançar o objetivo apresentado, guiaremos nosso trabalho em dois momentos discursivos: primeiramente, analisaremos os elementos filosóficos do budismo a respeito da arte de viver, através disso veremos como os imperativos éticos do saber viver proposto pelo budismo nos desafiam o pensar a educação como formação do ser. O budismo nos induz caminhos para a arte de viver, entre os seus caminhos, podemos citar as quatro nobres verdades e o caminho Óctuplo que tem como finalidade o equilíbrio da vida. No término do trabalho compreenderemos que o budismo é um caminho ético e filosófico, que tem como objetivo ensinar a todos os seres humanos a arte de uma viver uma vida pautada nos valores morais.

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