Esse artigo traz uma discussão acerca da realização de aulas de investigações matemáticas em um curso de formação inicial de professores de matemática. Inicialmente buscamos trazer alguns apontamentos teóricos acerca do conceito de investigações matemáticas e de como utilizar essa abordagem em sala de aula. Para tanto, buscamos suporte nos trabalhos de Ponte, Brocardo e Oliveira (2009) e Varizo e Magalhães (2016), os quais permitiram a obtenção de um referencial sólido sobre o conceito estudado. A seguir, descrevemos uma sequência de aulas baseadas em atividades investigativas realizadas durante uma disciplina da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, Monteiro, PB. Nosso objetivo foi o de mostrar aos futuros professores as contribuições que as aulas baseadas em investigações matemáticas podem trazer à sua formação profissional no sentido de contribuir positivamente em práticas futuras que se distanciem de um modelo mais tradicional de ensino da Matemática e se aproximem de metodologias que produzam uma aprendizagem com compreensão por parte dos alunos. Os resultados indicam que os licenciandos tiveram uma boa aceitação da metodologia explorada, aspectos como motivação e criatividade na realização das tarefas ficaram mais evidentes no decorrer da disciplina.