Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DO PROGRMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA (PIBID): NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21029
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3382
    "inscrito_id" => 1224
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DO PROGRMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA (PIBID): NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo abordar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. De acordo com a principal finalidade do programa, que é prática na iniciação a docência dos estudantes de licenciatura plena das Instituições de Educação Superior (IES), tendo contribuindo para formação dos novos educadores, através da experiência e prática pedagógica no componente curricular da Geografia em sala de aula. A partir do projeto didático educacional Paraíba: Minha Terra, meu Lugar, implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB, através da Professora Supervisora do PIBID na escola, com objetivo de realizar juntos aos estudantes e colaboradores do projeto, uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o Estado da Paraíba, especificamente a Mesorregião da Borborema, com as turmas do ensino médio, 2º ano H e I, turno tarde, no período de março a outubro de 2014. O objetivo geral foi à pesquisa de forma prática, interdisciplinar sobre Estado da Paraíba, de acordo com seus aspectos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos turísticos e culturais. Proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto, a partir da sensibilização, pesquisa bibliográfica sobre o estado, trabalhos em grupos e seminários, aula de campo, elaboração e confecção de textos, cartazes e banco de imagem. Como resultados alcançados através das ações e propostas pelos bolsistas do PIBID, licenciando em Geografia promovendo a pesquisa e o desenvolvimento das atividades junto aos estudantes no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID1224_18082016235647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARTINS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR "
    "autor_email" => "kaiomartinspb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21029
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3382
    "inscrito_id" => 1224
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DO PROGRMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA (PIBID): NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo abordar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. De acordo com a principal finalidade do programa, que é prática na iniciação a docência dos estudantes de licenciatura plena das Instituições de Educação Superior (IES), tendo contribuindo para formação dos novos educadores, através da experiência e prática pedagógica no componente curricular da Geografia em sala de aula. A partir do projeto didático educacional Paraíba: Minha Terra, meu Lugar, implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB, através da Professora Supervisora do PIBID na escola, com objetivo de realizar juntos aos estudantes e colaboradores do projeto, uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o Estado da Paraíba, especificamente a Mesorregião da Borborema, com as turmas do ensino médio, 2º ano H e I, turno tarde, no período de março a outubro de 2014. O objetivo geral foi à pesquisa de forma prática, interdisciplinar sobre Estado da Paraíba, de acordo com seus aspectos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos turísticos e culturais. Proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto, a partir da sensibilização, pesquisa bibliográfica sobre o estado, trabalhos em grupos e seminários, aula de campo, elaboração e confecção de textos, cartazes e banco de imagem. Como resultados alcançados através das ações e propostas pelos bolsistas do PIBID, licenciando em Geografia promovendo a pesquisa e o desenvolvimento das atividades junto aos estudantes no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID1224_18082016235647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDEMIR MARTINS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDEMIR "
    "autor_email" => "kaiomartinspb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. De acordo com a principal finalidade do programa, que é prática na iniciação a docência dos estudantes de licenciatura plena das Instituições de Educação Superior (IES), tendo contribuindo para formação dos novos educadores, através da experiência e prática pedagógica no componente curricular da Geografia em sala de aula. A partir do projeto didático educacional Paraíba: Minha Terra, meu Lugar, implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB, através da Professora Supervisora do PIBID na escola, com objetivo de realizar juntos aos estudantes e colaboradores do projeto, uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o Estado da Paraíba, especificamente a Mesorregião da Borborema, com as turmas do ensino médio, 2º ano H e I, turno tarde, no período de março a outubro de 2014. O objetivo geral foi à pesquisa de forma prática, interdisciplinar sobre Estado da Paraíba, de acordo com seus aspectos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos turísticos e culturais. Proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto, a partir da sensibilização, pesquisa bibliográfica sobre o estado, trabalhos em grupos e seminários, aula de campo, elaboração e confecção de textos, cartazes e banco de imagem. Como resultados alcançados através das ações e propostas pelos bolsistas do PIBID, licenciando em Geografia promovendo a pesquisa e o desenvolvimento das atividades junto aos estudantes no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.