O presente trabalho tem como objetivo abordar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. De acordo com a principal finalidade do programa, que é prática na iniciação a docência dos estudantes de licenciatura plena das Instituições de Educação Superior (IES), tendo contribuindo para formação dos novos educadores, através da experiência e prática pedagógica no componente curricular da Geografia em sala de aula. A partir do projeto didático educacional Paraíba: Minha Terra, meu Lugar, implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB, através da Professora Supervisora do PIBID na escola, com objetivo de realizar juntos aos estudantes e colaboradores do projeto, uma pesquisa prática e interdisciplinar sobre o Estado da Paraíba, especificamente a Mesorregião da Borborema, com as turmas do ensino médio, 2º ano H e I, turno tarde, no período de março a outubro de 2014. O objetivo geral foi à pesquisa de forma prática, interdisciplinar sobre Estado da Paraíba, de acordo com seus aspectos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos turísticos e culturais. Proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto, a partir da sensibilização, pesquisa bibliográfica sobre o estado, trabalhos em grupos e seminários, aula de campo, elaboração e confecção de textos, cartazes e banco de imagem. Como resultados alcançados através das ações e propostas pelos bolsistas do PIBID, licenciando em Geografia promovendo a pesquisa e o desenvolvimento das atividades junto aos estudantes no ambiente escolar.