NETO, Francisco Alves Da Costa. Estrutura e formação: base de uma boa educação. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21000>. Acesso em: 23/12/2024 03:43
A história da educação no Brasil surge desde do período colonial. Desde então cada período vem sendo modificada os processos educacionais. No Brasil Colonial, a educação acontece por intermédio dos jesuítas, que realizavam a catequização dos índios, realizando também a educação da elite, esse processo trouxe tantos resultados positivos quantos negativos para a história educacional brasileira. A educação brasileira ganha um novo viés com a chegada da família real em nosso território. Surgindo nessa época os cursos de ensino superior. A partir de então, a educação se torna um dos processos mais importantes para a formação do homem. Para que esse processo ocorra de forma contínua, concatenada e de boa qualidade é necessário que se tenha uma boa estrutura, formação para os educadores. Com isso, surge metas políticas afim de melhorar a estrutura educacional no Brasil. Destacamos em nosso trabalho as metas 15,16 e 17 idealizadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Realizamos entrevistas com professor e diretor da Escola Municipal Edilton Fernandes, localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN, com o intuito de saber se na prática há uma formação adequada, se os educadores estão engajados nos projetos políticos da educação em sua cidade. Analisando se esses avanços na educação são realmente colocados em prática.