NASCIMENTO, Sílvia Raquel. Eja: leitura, letramento e contexto social. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20892>. Acesso em: 22/11/2024 16:32
Este trabalho intitulado “Educação de Jovens e Adultos: leitura, letramento e contexto social”, objetiva apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas de leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos no enfocando a figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora entrelaçado ao letramento como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos se torne na prática contínua de sala de aula um instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando à apreciação e importância dos textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos.