Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA FREITAS NOBRE SOBRE FEIRA DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: FEIRA DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO, ALUNOS Pôster (PO) Popularização da Ciência
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20140
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3528
    "inscrito_id" => 12994
    "titulo" => "A VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA FREITAS NOBRE SOBRE FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A feira de ciências é um recurso de muita importância na escola, é por meio dela que se busca a divulgação dos conhecimentos científicos para a comunidade escolar, onde os alunos conhecem o método científico e se motivam com os projetos apresentados, pois, é através dela que eles possuem o primeiro contato com a pesquisa, além de proporcionar aos alunos a busca pelo conhecimento adquirido através da vivência do aluno com o cotidiano. Assim, pode-se observar a importância da feira de ciências para o alunado. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo avaliar a visão dos alunos da Escola Estadual José de Freitas Nobre sobre a feira de ciências, visando compreender suas preferências e motivos que os levam a participarem da feira de ciências da sua escola, bem como descobrir o conhecimento desses alunos sobre método científico. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário contendo 6 questões abertas tendo como público-alvo alunos do 1 º e 3º ano ensino médio, vespertino, da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada na cidade de Mossoró/RN. Através da análise das respostas dos alunos foi possível observar que todos já participaram em uma feira de ciências. Em relação ao interesse e motivação em participar de uma feira de ciências, 50% afirmaram que possuem interesse nessa atividade, alegando que se trata de uma atividade que desperta neles a busca de mais conhecimento, a curiosidade por experiências novas. Quando questionados sobre as áreas de preferência, muitos afirmaram que não tem preferência por uma área especifica. No entanto, alguns citaram algumas como: inglês, medicina, física, química, biologia e sociologia. Os motivos que os levam a realizar uma pesquisa, a maioria afirmou que a curiosidade e a vontade de aprender. Isso é um ponto positivo, visto que alunos curiosos e determinados a aprender facilitam o processo de ensino aprendizagem através da caminhada com o professor, existindo uma relação de companheirismo entre professor e aluno. Em relação a escola José de Freitas Nobre, os alunos afirmaram que os professores incentivam a prática, mas infelizmente não possui recursos suficientes para ajudá-los na elaboração prática do projeto. Quando questionados sobre o que é método cientifico, muitos afirmaram que não sabia, já outros citaram alguma etapa, mas foi notório a carência que os alunos têm em relação as etapas do método científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "FEIRA DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA13_ID12994_19082016175200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA RAYANNY GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "luanarayanny@outlook.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20140
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3528
    "inscrito_id" => 12994
    "titulo" => "A VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA FREITAS NOBRE SOBRE FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A feira de ciências é um recurso de muita importância na escola, é por meio dela que se busca a divulgação dos conhecimentos científicos para a comunidade escolar, onde os alunos conhecem o método científico e se motivam com os projetos apresentados, pois, é através dela que eles possuem o primeiro contato com a pesquisa, além de proporcionar aos alunos a busca pelo conhecimento adquirido através da vivência do aluno com o cotidiano. Assim, pode-se observar a importância da feira de ciências para o alunado. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo avaliar a visão dos alunos da Escola Estadual José de Freitas Nobre sobre a feira de ciências, visando compreender suas preferências e motivos que os levam a participarem da feira de ciências da sua escola, bem como descobrir o conhecimento desses alunos sobre método científico. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário contendo 6 questões abertas tendo como público-alvo alunos do 1 º e 3º ano ensino médio, vespertino, da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada na cidade de Mossoró/RN. Através da análise das respostas dos alunos foi possível observar que todos já participaram em uma feira de ciências. Em relação ao interesse e motivação em participar de uma feira de ciências, 50% afirmaram que possuem interesse nessa atividade, alegando que se trata de uma atividade que desperta neles a busca de mais conhecimento, a curiosidade por experiências novas. Quando questionados sobre as áreas de preferência, muitos afirmaram que não tem preferência por uma área especifica. No entanto, alguns citaram algumas como: inglês, medicina, física, química, biologia e sociologia. Os motivos que os levam a realizar uma pesquisa, a maioria afirmou que a curiosidade e a vontade de aprender. Isso é um ponto positivo, visto que alunos curiosos e determinados a aprender facilitam o processo de ensino aprendizagem através da caminhada com o professor, existindo uma relação de companheirismo entre professor e aluno. Em relação a escola José de Freitas Nobre, os alunos afirmaram que os professores incentivam a prática, mas infelizmente não possui recursos suficientes para ajudá-los na elaboração prática do projeto. Quando questionados sobre o que é método cientifico, muitos afirmaram que não sabia, já outros citaram alguma etapa, mas foi notório a carência que os alunos têm em relação as etapas do método científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "FEIRA DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA13_ID12994_19082016175200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA RAYANNY GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "luanarayanny@outlook.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A feira de ciências é um recurso de muita importância na escola, é por meio dela que se busca a divulgação dos conhecimentos científicos para a comunidade escolar, onde os alunos conhecem o método científico e se motivam com os projetos apresentados, pois, é através dela que eles possuem o primeiro contato com a pesquisa, além de proporcionar aos alunos a busca pelo conhecimento adquirido através da vivência do aluno com o cotidiano. Assim, pode-se observar a importância da feira de ciências para o alunado. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo avaliar a visão dos alunos da Escola Estadual José de Freitas Nobre sobre a feira de ciências, visando compreender suas preferências e motivos que os levam a participarem da feira de ciências da sua escola, bem como descobrir o conhecimento desses alunos sobre método científico. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário contendo 6 questões abertas tendo como público-alvo alunos do 1 º e 3º ano ensino médio, vespertino, da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada na cidade de Mossoró/RN. Através da análise das respostas dos alunos foi possível observar que todos já participaram em uma feira de ciências. Em relação ao interesse e motivação em participar de uma feira de ciências, 50% afirmaram que possuem interesse nessa atividade, alegando que se trata de uma atividade que desperta neles a busca de mais conhecimento, a curiosidade por experiências novas. Quando questionados sobre as áreas de preferência, muitos afirmaram que não tem preferência por uma área especifica. No entanto, alguns citaram algumas como: inglês, medicina, física, química, biologia e sociologia. Os motivos que os levam a realizar uma pesquisa, a maioria afirmou que a curiosidade e a vontade de aprender. Isso é um ponto positivo, visto que alunos curiosos e determinados a aprender facilitam o processo de ensino aprendizagem através da caminhada com o professor, existindo uma relação de companheirismo entre professor e aluno. Em relação a escola José de Freitas Nobre, os alunos afirmaram que os professores incentivam a prática, mas infelizmente não possui recursos suficientes para ajudá-los na elaboração prática do projeto. Quando questionados sobre o que é método cientifico, muitos afirmaram que não sabia, já outros citaram alguma etapa, mas foi notório a carência que os alunos têm em relação as etapas do método científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.