O estudo traz apontamentos referentes a horta na escola como elemento que possibilita a integração entre a Agroecologia e a Educação do Campo. A demanda de discussão e de ação parte do grupo de Pesquisa COLETIVO TERRES (Terra, Educação e Saberes), que vem expandindo o processo de formação dos discentes e docentes do IFRN-campus Ipanguaçu, por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão considerando as temáticas em relação: Educação do campo, Educação Popular, Educação ambiental, Tecnologia Social e Práticas Agroecológicas. Este estudo foi desenvolvido com base na práxis educativa do Grupo, buscando responder à questão de como a horta escolar pode contribuir para a integração entre Educação do Campo e Agroecologia nas escolas localizadas no campo? Diante disso, objetivamos refletir sobre as possibilidades de integração da Educação do Campo e Agroecologia. O estudo foi construído a partir de pesquisas bibliográficas e pesquisa empírica, sustentando a argumentação teórica de que a Educação do Campo, como metamorfose contemporânea da Educação Popular, se constrói quando integra valores da produção campesina ligados à Agroecologia. Para isso, aplicamos um questionário a dois educadores de duas escolas públicas municipais das comunidades de Tabuleiro Alto e Picada ambas localizadas em Ipanguaçu-RN. O estudo parte das percepções dos monitores de agroecologia das duas escolas mencionadas.