SANTOS, Isabelle Rocha Dos et al.. Educação patrimonial e patrimônio cultural. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20870>. Acesso em: 05/11/2024 09:04
Este trabalho pretende apresentar a experiência de um subprojeto vivenciado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que teve início no final do ano de 2014 e prosseguiu atuante durante todo o ano de 2015 no colégio Olivina Olivia Carneiro da Cunha, em João Pessoa. Teve como proposta realizar uma intervenção escolar que procedesse como ponto-chave a realização de ações pedagógicas de educação patrimonial, promovendo uma compreensão dos conceitos de patrimônio histórico, patrimônio cultural, história, memória, bem público, de modo que se pudessem discutir questões como a identidade cultural, o exercício da cidadania e analisar as percepções que os estudantes possuem sobre estes temas. Assim sendo, se fez necessário um levantamento acerca da história do colégio, buscando fontes históricas em arquivos da cidade, sejam pessoais ou não, como também depoimentos orais de pessoas que fizeram parte da história do edifício, visto que o próprio colégio Olivina Olivia não nasceu uma escola, mas passou por várias instituições dentro da edificação desde a sua construção. O prédio guarda vestígios de cada uma dessas locações em seus corredores, chegando até mesmo a ultrapassar os limites desses muros ao conectarmos a sua importância para a história da própria cidade.