O cenário pedagógico das disciplinas propedêuticas, como por exemplo a disciplina de biologia, nos cursos técnicos do Campus Parnamirim, é desafiador, pois existe um conflito entre a execução do conteúdo programático e manutenção da qualidade do ensino, decorrente da carga horária das disciplinas. Com isso, é possível observar casos de adensamento do conteúdo programático. Por isso, o número de aulas voltadas para o exercício do aprendizado teórico, como práticas laboratoriais, debates, exercícios e aulas de campo, é comprometido. Então o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) poderia ser opção de diminuição dos impactos gerados no cenário apresentado. Para tanto, a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) torna possível a mediação de uma TIC com o processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, foi pensado como opção dessa mediação, o desenvolvimento de um AVA para a realização de debates virtuais que possa atuar como um otimizador da relação tempo e conteúdos entre as disciplinas, uma vez que, eles ocorrerão fora da carga horária de aula presencial. O desenvolvimento do mecanismo de comunicação foi dividido em três etapas principais: a primeira relacionada à pesquisas que justificassem o desenvolvimento do projeto e seus benefícios em âmbito educacional; a segunda referente à definição e ao levantamento de requisitos e à criação de diagramas para melhor representá-los, que para além de auxiliar a efetivação do projeto ainda confere um melhor entendimento sobre este; e a terceira que engloba a implementação, transcrição para códigos computacionais das funcionalidades e requisitos do usuário, e implantação do projeto. Então, vários diagramas foram construídos com a finalidade de entender plenamente os melhores caminhos a seguir no desenvolvimento do projeto, e poder por fim, entregar para o processo de ensino aprendizagem uma ferramenta útil no cotidiano. Com isso, esse AVA surge como mais uma opção de tecnologia voltada à educação, que já não pode mais sustentar-se baseada em princípios arcaicos que muitas vezes, não surtem efeito nos nativos digitais.