MELO, Heronita Maria Dantas De. Práticas de letramento e multiletramento em sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22006>. Acesso em: 23/12/2024 03:59
As práticas de Letramento e Multiletramento estão em evidências na escola e no cotidiano dos alunos. O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita não são apenas codificar e decodificar, sem o pensar crítico e sem tomada de decisão. O conhecimento não pode ficar restrito somente na sala de aula, mas deverá ir além dos muros da escola, para que os alunos possam exercer as suas práticas cotidianas nas diversas esferas sociais e culturais. É diante dessa abordagem, que os gêneros textuais entram em ação e fazem a história acontecer, à medida que professores e alunos interagem entre si com quebras de paradigmas, quando a semiótica passa a dar significado as diversas linguagens existentes, vencendo os obstáculos com estratégias que levem em consideração os conhecimentos adquiridos dos alunos e a linguagem verbal e não verbal tenham sentido nas leituras dos gibis, tiras, charges, emotions, redes sociais, animes, dentre outros. A partir desses pressupostos, selecionamos como principal gênero textual do nosso estudo as Histórias em Quadrinhos (HQs), texto multimodal, que aglutina imagem e texto com diferentes linguagens. Para dar sustentabilidade as HQs serviram de suporte outros gêneros, como o debate, o artigo de opinião e o texto teatral que ajudaram os alunos a percorrerem outros caminhos criativos e críticos, tornando-os autores de seus próprios textos. Nosso objetivo foi o de promover práticas de letramento, abrangendo ao mesmo tempo o conceito de multiletramentos.