O ensino superior, atualmente, em nosso país, assim como os demais níveis de ensino, passa por um processo de adequação para atender às necessidades de um novo público, que cada vez mais busca espaço na formação profissional. Percebe-se que esse assunto ainda é pouco debatido e que ainda há poucas leituras referentes ao tema, pois são mais visados conteúdos voltados à educação inclusiva nas séries iniciais. Devido a essa escassez de literatura e conhecimento quanto a esse assunto, e por ser uma realidade iminente dentro das nossas instituições, é que nos propomos, aqui, a discutir alguns aspectos fundamentais do processo inclusivo no âmbito do Ensino Superior. Assim, o presente artigo objetiva destacar os principais pontos acerca da questão inclusiva no Ensino Superior, identificando os desafios e dificuldades enfrentados pelos alunos e pelas universidades. Sabendo dos inúmeros obstáculos encontrados nessa área, podemos perceber que o sistema tem avançado, mas ainda tem deixado a desejar, uma vez que muitos dos problemas não estão apenas relacionados a estrutura física das universidades, considerando que abrange outras esferas como, por exemplo, a escassez de profissionais capacitados para lidar com a perspectiva de uma educação inclusiva no Ensino Superior. Assim, concluímos que embora existam leis e uma preocupação quanto à acessibilidade e a qualidade do ensino superior inclusivo, nem todas as instituições estão equipadas adequadamente, e faltam profissionais aptos para atenderem a demanda de seus alunos. Não negando o avanço na inclusão, mas, há uma distância entre lei e prática.