O presente artigo tem como objetivo investigar as contribuições de uma trilha ecológica nas aulas de Educação Física Infantil bem como suas implicações para o saber e a prática pedagógica. A trilha foi realizada no Parque Zoobotânio Arruda Câmara com alunos da rede pública da Escola de Educação Infantil da Assembleia Legislativa da Paraíba na cidade de João Pessoa-PB. Participaram 30 crianças, 3 professores e 3 auxiliares. Com planejamento de ações e participação ativa dos pesquisadores e visando à formação e emancipação dos sujeitos envolvidos na prática, a trilha foi dividida em três etapas: 1) apresentação do parque, combinado das regras e divisão das equipes na sala de aula; 2) realização da trilha ecológica no Parque Zoobotânico Arruda Câmara; 3) aula expositiva, onde cada equipe apresentava os resultados da experiência da trilha ecológica para os pais e demais alunos da escola. Cada equipe foi acompanhada de um professor e um auxiliar e possuía um mapa do local, uma máquina fotográfica, uma ficha de observação e uma mochila para coleta de material. Ao final da trilha, foi realizada uma roda de conversa sobre as vivências de cada aluno. Através da observação sistemática, constatou-se que a interação entre os participantes, a socialização de ideias e a troca de informações durante o percurso favoreceram e ampliaram o desenvolvimento global dos alunos, além de facilitarem a solução de situações problema relacionadas ao percurso, às limitações de cada um e às percepções espaço-temporais, incentivando questionamentos pertinentes sobre o trabalho em equipe e suas peculiaridades.