Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SUA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, GEOGEBRA, PRISMAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22392
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 84
    "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SUA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA"
    "resumo" => "Atualmente diversas pesquisas no âmbito da educação por meio de softwares têm mostrado que a tecnologia na sala de aula é imprescindível para a formação digna e eficiente dos estudantes. No entanto, algumas pesquisas também alertam que o uso de softwares não é algo simples e tampouco comum nas instituições de ensino. Apesar dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática já preconizarem a necessidade da utilização de softwares educativos, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas “tradicionais”, voltadas apenas à manipulação de símbolos. Verifica-se que não há, na maioria dos casos, o uso da tecnologia para levar os aprendizes a relacionarem o estudo de conteúdos matemáticos com o mundo digital. Por isto, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar uma proposta de uso do software Geogebra na construção e também no ensino de prismas para o Ensino Médio. Este trabalho que é fruto de uma pesquisa que se encontra em andamento, foi elaborado no intuito de colaborar para que os docentes possam abordar o conceito de prismas nas suas aulas por um viés mais dinâmico, interativo e enriquecedor que o Geogebra oferece através de sua interface. Esperamos com este trabalho que os professores não só utilizem o software aqui apresentado para ensinar prismas, mas também para que possam refletir e procurar enriquecer ainda mais suas aulas com o uso das tecnologias digitais. Em relação aos alunos, espera-se que ao construir o prisma eles compreendam algumas das propriedades que este sólido geométrico possui de uma forma interessante e enriquecedora. Cremos que os mesmos perceberão as propriedades através da manipulação geométrica que o software permite executar por meio de sua interface. Nesse processo, o aluno se deparará com situações que o levará a compreender algumas características presentes no prisma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, GEOGEBRA, PRISMAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID84_25062016135808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEAN SANTOS"
    "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22392
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 84
    "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRISMAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SUA CONSTRUÇÃO NO GEOGEBRA"
    "resumo" => "Atualmente diversas pesquisas no âmbito da educação por meio de softwares têm mostrado que a tecnologia na sala de aula é imprescindível para a formação digna e eficiente dos estudantes. No entanto, algumas pesquisas também alertam que o uso de softwares não é algo simples e tampouco comum nas instituições de ensino. Apesar dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática já preconizarem a necessidade da utilização de softwares educativos, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas “tradicionais”, voltadas apenas à manipulação de símbolos. Verifica-se que não há, na maioria dos casos, o uso da tecnologia para levar os aprendizes a relacionarem o estudo de conteúdos matemáticos com o mundo digital. Por isto, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar uma proposta de uso do software Geogebra na construção e também no ensino de prismas para o Ensino Médio. Este trabalho que é fruto de uma pesquisa que se encontra em andamento, foi elaborado no intuito de colaborar para que os docentes possam abordar o conceito de prismas nas suas aulas por um viés mais dinâmico, interativo e enriquecedor que o Geogebra oferece através de sua interface. Esperamos com este trabalho que os professores não só utilizem o software aqui apresentado para ensinar prismas, mas também para que possam refletir e procurar enriquecer ainda mais suas aulas com o uso das tecnologias digitais. Em relação aos alunos, espera-se que ao construir o prisma eles compreendam algumas das propriedades que este sólido geométrico possui de uma forma interessante e enriquecedora. Cremos que os mesmos perceberão as propriedades através da manipulação geométrica que o software permite executar por meio de sua interface. Nesse processo, o aluno se deparará com situações que o levará a compreender algumas características presentes no prisma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, GEOGEBRA, PRISMAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID84_25062016135808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEAN SANTOS"
    "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Atualmente diversas pesquisas no âmbito da educação por meio de softwares têm mostrado que a tecnologia na sala de aula é imprescindível para a formação digna e eficiente dos estudantes. No entanto, algumas pesquisas também alertam que o uso de softwares não é algo simples e tampouco comum nas instituições de ensino. Apesar dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática já preconizarem a necessidade da utilização de softwares educativos, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas “tradicionais”, voltadas apenas à manipulação de símbolos. Verifica-se que não há, na maioria dos casos, o uso da tecnologia para levar os aprendizes a relacionarem o estudo de conteúdos matemáticos com o mundo digital. Por isto, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar uma proposta de uso do software Geogebra na construção e também no ensino de prismas para o Ensino Médio. Este trabalho que é fruto de uma pesquisa que se encontra em andamento, foi elaborado no intuito de colaborar para que os docentes possam abordar o conceito de prismas nas suas aulas por um viés mais dinâmico, interativo e enriquecedor que o Geogebra oferece através de sua interface. Esperamos com este trabalho que os professores não só utilizem o software aqui apresentado para ensinar prismas, mas também para que possam refletir e procurar enriquecer ainda mais suas aulas com o uso das tecnologias digitais. Em relação aos alunos, espera-se que ao construir o prisma eles compreendam algumas das propriedades que este sólido geométrico possui de uma forma interessante e enriquecedora. Cremos que os mesmos perceberão as propriedades através da manipulação geométrica que o software permite executar por meio de sua interface. Nesse processo, o aluno se deparará com situações que o levará a compreender algumas características presentes no prisma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.