Diante das demandas anunciadas na sociedade relacionadas ao papel social e político de cada sujeito, os movimentos sociais no geral, e o movimento negro em particular, vem criando um conjunto de reivindicações junto aos direitos humanos que garanta sua inclusão no projeto social de modo a ter o direito do pleno exercício de sua cidadania, assim, este artigo busca discutir a questão Étnico Racial na educação. Objetiva-se discutir e analisar práticas do ensino de ciências voltadas para a Educação Étnico-racial com base nos processos políticos e históricos pelos quais se deram a construção dos conceitos científicos e do ensino étnico racial na educação básica. Toma como parâmetro os processos de inserção deste tipo de ensino nos cursos de pedagogia, nomeadamente, no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Assim, tomamos como campo de análise esta temática na disciplina de Fundamentos do Ensino de Ciências levando em consideração as disputas tecidas por um processo de resistência relacionado a esta questão. Para efeito de: o trabalho estar metodologicamente sustentada numa revisão de literatura. A revisão ressalta a necessidade de viabilizar e potencializar os processos de formação de professores comprometidos em contrapor-se aos discursos e narrativas que reforçam o estereótipo e o estigma social.