A Educação Inclusiva apresentada como novo paradigma educacional, episódio recente na educação brasileira, vem se fortalecendo como pauta de estudos e promovendo alterações na forma conceitual, na legislação, nas práticas educativas e administrativas. Sob este enfoque, o presente artigo objetiva fazer uma breve análise sobre as políticas educacionais para a Educação Inclusiva no Brasil, refletindo sobre sua evolução histórica, até os dias atuais. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, na qual tomaremos como base a legislação brasileira, as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) e alguns documentos internacionais, além de um levantamento bibliográfico sobre o tema. No texto, primeiramente abordamos a definição dos termos: Educação Especial e Educação Inclusiva, bem como realizamos uma análise nos documentos oficiais no que se refere a essas duas concepções de ensino e seus impactos na trajetória do atendimento educacional a pessoas com necessidades educacionais especiais. Em seguida, apresentamos a relação entre a Educação Inclusiva e a concepção de Direitos Humanos. Por fim, apresentamos nossas conclusões sobre a evolução da legislação brasileira no tocante ao tema citado.